A encomenda de 19 novos trens para a Linha 15-Prata está avançando em ritmo acelerado na fábrica da joint-venture PATS, entre a Alstom e a CRRC, na China.
Segundo o Metrô de São Paulo, a unidade já está montando o sétimo trem (S34) enquanto a quarta composição (S31) se encontrava no Porto de Xangai para ser enviada ao Brasil por navio.
Em outubro passado, o primeiro trem da Frota S chegou a Santos, onde ficou por algumas semanas até ser transportado para o Pátio Oratório em 27 de novembro.
No local, a composição S29, do modelo Innovia 300, está sendo preparada para realizar testes estáticos e dinâmicos, prevendo a entrada em serviço no segundo trimestre.

Entende-se que outros trens estejam a caminho do Brasil neste momento já que a previsão do Metrô é que a entrega das 19 composições seja concluída no ano que vem.
A nova frota é uma evolução da Frota M, que foi fabricada quase que inteiramente no Brasil pela Bombardier, fabricante que foi comprada pela Alstom.
Os novos trens são necessários para atender a demanda crescente com a inauguração de três estações em 2027 – Boa Esperança, Jacú Pêssego e Ipiranga.