Estação Varginha: veja a cronologia dos 10 anos de atraso da obra

Obras tiveram início em novembro de 2013 e deveriam ter sido entregues em 2015, mas erros e imprevistos postergaram conclusão, prevista para 27 de janeiro
Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda: a data de inauguração enfim chegou (iTechdrones)
Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda: a data de inauguração enfim chegou (iTechdrones)

Era um sábado em 16 de novembro de 2013 quando o então governador do estado de São Paulo (hoje vice-presidente da República) Geraldo Alckmin comentou: “o lote 1 tem 2,5 km, vai do Grajaú até Vila Natal-Mendes. Depois, o lote 2 – são dois consórcios para ganhar tempo, trabalham simultaneamente – vai de Vila Natal até Varginha”.

Alckmin se referia à extensão da Linha 9-Esmeralda após a estação Grajaú, com duas novas paradas e que na época era orçada em R$ 633 milhões.

Embora o governador não citasse prazos no evento realizado na Zona Sul da capital, o contrato principal de obras civis previa apenas 18 meses de execução, portanto, o trecho de 4,5 km ficaria pronto por volta de 2015 – vale lembrar que havia outros contratos relativos à tração, energia, sinalização, etc.

Mais de 11 anos após a declaração finalmente os moradores da região de Varginha estão prestes a ter acesso, ainda que limitado, à Linha 9-Esmeralda.

O então governador Geraldo Alckmin anunciou a extensão da Linha 9 até Varginha em 2013

Na próxima segunda-feira, 27, o atual governador Tarcísio de Freitas abrirá a estação, inicialmente em operação assistida.

É o fim de uma das maiores “novelas sobre trilhos” de São Paulo e um daqueles projetos tido como “fácil”, mas que na prática tornou-se um desastre de gestão.

Veja a cronologia do enorme atraso da estação Varginha:

11 de julho de 2011

Tudo começou antes do que muitos lembram. Em julho de 2011, portanto, há quase 14 anos, o governo anunciou investimentos para a extensão de 6 km até Varginha. Na época previa-se que as obras começassem em 2012 e custassem apenas R$ 260 milhões. O trecho atraíria mais 32 mil passageiros.

26 de dezembro de 2012

A licitação, no entanto, atrasou e só foi publicada pela CPTM em dezembro de 2012. Como consistia em recuperar um trecho de vias que já havia operado por décadas, o prazo de execução era curto diante de todo o trabalho previsto.

Julho de 2013

A seleção dos dois consórcios que fariam os lotes 1 (Mendes) e 2 (Varginha) só foi concluída em julho de 2013 e a assinatura ocorreu pouco depois. O vencedor do primeiro foi o Consórcio THS Esmeralda (Trail Infraestrutura, Heleno & Fonseca, Construtecnica e Spavias) e do segundo, o Consórcio TSC Linha 9-Esmeralda (TIISA-Triunfo, Serveng-Civilsan e Consbem).

Havia ainda a necessidade de realizar desapropriações e também contratar outras empresas.

Extensão de 4,5 km até Varginha deveria ter sido entregue em 2015

25 de outubro de 2013

Alckmin apresentou à então presidente Dilma Rousseff os projetos de mobilidade urbana que fariam parte do Plano de Mobilidade do governo federal, incluindo a Linha 9.

16 de novembro de 2013

A cerimônia de início das obras é realizada com previsão de atender 110 mil passageiro quando concluída. O custo, no entanto, subiu para R$ 633 milhões.

04 de dezembro de 2014

Os governos de São Paulo e federal assinam um termo de compromisso para o repasse de R$ 500 milhões para a extensão da Linha 9-Esmeralda. Na época, a gestão estadual afirmava ter investido R$ 160 milhões nas obras.

Setembro de 2016

Uma confusão jurídica bloqueou o repasse dos R$ 500 milhões do governo federal. Por ter feito uma licitação por meio de preço global, o governo Alckmin acabou impedido de contar com os recursos. Foi quando os contratos acabaram rescindidos com obras mal começadas e um novo leilão foi anunciado.

Linha 9-Esmeralda da CPTM (GESP)
Linha 9-Esmeralda da CPTM (GESP)

19 de outubro de 2017

Após novas licitações, o governo Alckmin autoriza dois novos contratos da extensão da Linha 9, que contou com repasse do PAC da Mobilidade. Mas as duas licitações envolviam apenas a estação Mendes-Vila Natal, assinado com o Consórcio Integração (Spavias Engenharia e Telar Engenharia) e prazo de 18 meses, e de sistemas com a Alstom, com prazo de 12 meses.

Ou seja, ao menos a chegada em Mendes poderia ocorrer por volta do início de 2019. Varginha, por sua vez, ainda dependia de um novo contrato.

17 de abril de 2018

Duas semanas após Alckmin deixar o governo para participar das eleições presidenciais, o governador Márcio França anuncia a retomada das obras da Linha 9.

“É uma obra importante, que estava parada há algum tempo. Conseguimos retomá-la com os recursos federais e irei ao canteiro, daqui a 30 dias, para ver a obra começando”, disse o antigo vice-governador.

A luz verde envolvia apenas quatro viadutos, mas o então secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, prometia a retomada das obras da via permanente e da estação Mendes-Vila Natal no segundo semestre daquele ano.

O custo do projeto já beirava R$ 1 bilhão e a previsão era que toda a extensão ficasse pronta no segundo semestre de 2019.

Estação Mendes-Vila Natal
Projeção da Estação Mendes-Vila Natal (Oficina do Desenho)

Agosto de 2018

O governo federal conclui o repasse de R$ 186 milhões para as obras, que foram repartidas em oito contratos, entre implantação de sistemas de sinalização, energia, telecomunicações, rede aérea e readequação do CCO.

Abril de 2019

Já sob gestão de João Dória, o governo do estado assina contrato com a empresa Engibrás para execução do lote 2, que incluía a estação Varginha e tinha prazo de execução até o final de 2020.

11 de maio de 2019

Dória e o então secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, visitam o canteiro de obras da extensão da Linha 9 e anunciam novos prazos de conclusão. Mendes-Vila Natal ficaria pronta até novembro de 2020 e Varginha, cujas obras só foram retomadas naquela data, em novembro de 2021.

Estação Mendes-Vila Natal em maio de 2019 (GESP)
Estação Mendes-Vila Natal em maio de 2019 (GESP)

Janeiro de 2020

Dória volta a visitar as obras da estação Varginha, então com mais de um ano de contrato vigente. Na ocasião, um novo repasse R$ 87 milhões do governo federal foi anunciado.

“Essa é uma obra muito esperada pelo povo da cidade de São Paulo e espero concretizá-la até o primeiro semestre de 2022”, disse o governador.

Maio de 2020

A despeito das promessas, as obras de Varginha praticamente não evoluem. Governo cobra construtora, que retoma trabalho.

Dezembro de 2020

Cronograma do governo já aponta que Varginha só ficaria pronta em 2023 enquanto Mendes-Vila Natal aparecia como entregue a partir de outubro de 2021.

Estruturas expostas e pichadas em 2019
Varginha com as estruturas expostas e pichadas em 2019 (Gilson Daniel)

11 de agosto de 2021

Após adiamentos, a estação Mendes-Vila Natal é inaugurada incompleta por Dória e com ‘homenagem’ desnecessária ao ex-prefeito Bruno Covas, morto três meses antes.

Maio de 2022

Varginha começa a receber a cobertura metálica sobre as plataformas. Meta de entregas fica para setembro ou outubro de 2022, segundo governo.

9 de julho de 2022

Mendes-Vila Natal começar a operar em tempo integral após quase um ano da “inauguração”. Nesse período, a estação atraiu poucos passageiros diante da ausência de um serviço minimamente decente.

O ex-governador João Doria na inauguração da estação Mendes-Vila Natal "Bruno Covas"
O ex-governador João Doria na inauguração da estação Mendes-Vila Natal “Bruno Covas”

15 de julho de 2022

A CPTM seleciona empresa que construirá o terminal de ônibus ao lado da estação Varginha, que já estava no projeto desde o início mas permaneceu em segundo plano desde então.

Setembro de 2022

Obras de Varginha aceleram para cumprir “previsão eleitoral” de entrega, mas panorama geral é incerto.

Outubro de 2022

Contrato de construção da estação Varginha é prorrogado por mais 18 meses, colocando fim na previsão de entrega em 2022.

Janeiro de 2023

Em menos de seis meses de ‘operação real’, Mendes Vila Natal já era a 4ª estação mais movimentada da Linha 9-Esmeralda.

Passageiros desembarcando na estação Mendes Vila Natal
Passageiros desembarcando na estação Mendes Vila Natal (Jean Carlos)

Fevereiro de 2023

Primeiros itens de comunicação visual são instalados em Varginha e novo governo de Tarcísio de Freitas prevê entrega no primeiro semestre de 2023.

Abril de 2023

A estação Varginha passa a constar em mapa da rede metropolitana de transportes, mesmo sem estar aberta.

Junho de 2023

Em acabamento, Varginha ganha mais uma previsão: segundo semestre de 2023.

Estação Varginha em 3 de fevereiro de 2024 (iTechdrones)
Estação Varginha em 3 de fevereiro de 2024 (iTechdrones)

Julho de 2023

As obras de implantação das vias são concluídas, possibilitando que trens possam iniciar os teste até Varginha.

Agosto de 2023

Construtora da estação, Engibrás prevê início dos testes com trens “nos próximos dias”, o que ocorre no final daquele mês.

Teste de trem na Estação Varginha (CPTM)
Teste de trem na Estação Varginha (CPTM)

Outubro de 2023

A estação Varginha recebe licença ambiental para operar, mas nada de anúncio de inauguração. CPTM inaugura viaduto Paulo Guilguer Reimberg, sobre as vias da Linha 9.

Dezembro de 2023

Após expectativa de inauguração, governo empurra entrega de Varginha para o primeiro semestre de 2024.

Maio de 2024

Novamente, o governo adia a abertura da nova estação, de junho para o segundo semestre de 2024.

Estação Varginha: eternas obras (iTechdrones)

Junho de 2024

CPTM justifica novo atraso na inauguração de Varginha em virtude das obras do acesso oeste e da subsestação de energia Mendes.

Setembro de 2024

Responsável pela obra de Varginha afirma que estação está em fase de “pré-operação”. Previsão era de inauguração até dezembro.

Dezembro de 2024

Sem inauguração marcada, CPTM afirma que a estação Varginha está “pronta”, mas condiciona entrega aos “ajustes técnicos e operacionais necessários a operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)”.

21 de janeiro de 2025

Como é praxe, o governo do estado repassa em primeira mão à TV Globo a data de inauguração de Varginha, em 27 de janeiro de 2025.

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  1. Esta será talvez a primeira estação de São Paulo que já tem moradores de rua no entorno antes de ser inaugurada.

  2. mais uma vez vão
    enganar a população do extremo sul com uma inauguração de uma obra inacabada sem bicicletario e sem a passarela para os pedestres e fucionara fora do horário de picos mais uma vez a população e tratada como qualquer coisa qualquer

  3. Cronologia perfeita, mas isso demonstra o verdadeiro desastre de gestão de obras públicas neste país, tanto dinheiro desperdiçado, tantos adiamentos e isso numa obra de apenas 4,5 km de extensão, imaginem então uma obra de um trem de alta velocidade entre as duas maiores capitais do país sob gestão pública, poderia levar mil anos e o país à falência, é um absurdo total isso! Após dez anos ainda vão entregar a estação com uma passarela inacabada e com a porca operação assistida, sem o terminal de ônibus ao lado, sendo que entre os anos 80, 90 e até início dos 2000, o Metrô já inaugurou extensões de suas linhas mais antigas já com operação integral, o próprio Expresso Leste da CPTM foi assim, depois começaram a precarizar tudo com essas operações assistidas numa cidade que tem carência e pressa para um transporte público sobre trilhos que seja rápido e até hoje é insuficiente, é lamentável tudo isso e Zé Povinho acha normal tamanho descalabro!

    1. A operação assistida é necessária para evitar que essas estações inacabadas gerem problemas para a linha inteira enquanto eles não terminem a estação e o trecho novo.

  4. Vai vendo…
    27 de janeiro de 2025
    É inagurado a estação Varginha em período assistido e o Governador anuncia os estudos para estender a linha até Parelheiros.

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