Estação ABC será vizinha de pátio da Linha 20-Rosa e receberá o TIC para Santos

Futura parada em Santo André atenderá as linhas 10-Tuquesa e 14-Ônix além de prever plataforma para trem regional
O novo pátio da Linha 20-Rosa em Santo André
O novo pátio da Linha 20-Rosa em Santo André (GESP)

Os primeiros documentos da concessão conjunta das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix trouxeram respostas a algumas perguntas que surgiram após declarações do prefeito de Santo André, Gilvan Filho.

A primeira delas é que, sim, a Linha 20-Rosa será estendida até a futura estação ABC (antiga parada Pirelli, hoje desativada). Isso porque um pátio de manutenção do ramal de metrô será construído ao norte da estação e ao lado do Auto Shopping Global em um enorme terreno vazio.

A solução, chamada de “Pátio Capuava”, seria uma alternativa à indisponibilidade do local original, o chamado Pátio Rhodia, que seria erguido próximo à estação Santo André.

Mas o terreno receberá um grande centro logístico, já em construção, como mostrou o MetrôCPTM.

Outra dúvida que foi respondida, ao menos parcialmente, é qual será o trajeto para levar a Linha 20 até essa região.

A estação ABC receberá a Linha 10 e a Linha 14 e também prevê uma plataforma para o TIC Santos (GESP)

As plantas disponíveis nos documentos mostram que a via da Linha 20 chega do noroeste ao novo pátio em paralelo com a Linha 10-Turquesa. Ou seja, supostamente vindo de onde fica a estação Santo André.

Não é possível afirmar categoricamente que o traçado da Linha Rosa é esse já que as plantas não mostram todo o caminho, mas parece uma hipótese plausível, aproveitando uma faixa onde o ramal poderia ser implantado sem muitas implicações técnicas.

O que os documentos não esclareceram é onde ficaria uma estação da Linha 20 conectada às linhas 10 e 14. Os desenhos bastante simples não sugerem essa parada, aparentemente.

Plataforma do TIC para Santos

O que os desenhos revelam é que a estação ABC contará com uma plataforma reservada para o Trem Intercidades Eixo Sul, o TIC para Santos.

A área foi delimitada ao norte da futura estação mas como um empreendimento à parte.

TIC Santos – Síntese de Alternativas (Jean Carlos)

Também não fica claro se o TIC Santos terá uma parada extra na região ou se ali seria seu terminal.

A conexão com a Linha 20, porém, seria um atrativo bastante grande para que os passageiros vindos da região sul da capital cheguem mais rápido ao trem regional.

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  1. Por enquanto, juntando com outras informações publicadas, o final de um TIC Santos que venha pelo ABC (e não pela Imigrantes ou Paralhereiros) seria no Brás.

    A dúvida só é quais seriam as estações de parada do TIC na Grande SP: ABC e Brás ? ABC, Tamanduateí e Brás ? ABC, Tamanduateí, Pq. da Móoca e Brás ?

    1. Creio que vai ser ABC e Pátio da Mooca, mas tambem tem a possibilidade de chegar até o Brás, a pergunta que eu faço é: como vão conseguir isso ? até porque a estação conta com 2 plataformas para a linha 10-Turquesa, 2 plataformas para linha 11-Coral e 2 plataformas para a linha 12-Safira, e creio que na estação sejam 7 ou 8 plataformas, mas dai como ficaria o trem do TIC Eixo Sul ? se fosse para parar em alguma das plataformas reservas, ou teria que fazer uma manobra dentro da estação, indo primeiramente sentido a linha 11-Coral até o AMV sentido Luz, retornar até o sentido de Tatuapé, e fazer outra manobra até a as plataformas reservas da estação do Brás, ou teriam que construir um túnel para conectar Parque da Mooca até o Brás, e creio que esse ultimo seja inviável, então creio que, ou vão conectar o TIC Sul somente até a estação do Parque Da Mooca, fazendo conexão com as linhas 6-Laranja, 10-Turquesa e 16-Violeta, e talvez até a linha 13-Jade (se de fato a extensão entre Gabriela Mistral e Parque da Mooca entrarem futuramente nos planos do governo) ,ou se fizerem a conexão até o Brás, vão fazer alguma gambiarra.

  2. Única parte boa desse projeto que foi feito nas coxas. Todo esse powerpoint é um show de horrores: parte essencial como investimento contingente, plataformas e trens menores que as da L17 numa linha que tem o mesmo carregamento que a da L2, previsão de cruzamento rodoviário (ISSO MESMO!!!) pra L14, sem contar nessa pataquada de deixar só duas escadas rolantes na plataforma da L10 na estação ABC.

    Isso tem muita cara de GESP querendo acabar as pressas com a CPTM + CCR sem dinheiro pra fazer o mínimo e o governo querendo doar a L10 pra cobrir o rombo que tá sendo as L8 e 9, mas pra não ficar muito na cara deixaram a L14 de qualquer jeito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Ainda bem que a L13 e a L15 foram feitas antes de conhecerem o VLT né? Porque se não veríamos essa pataquada de 4 vagões cruzando SP toda no meio dos carros

    1. Então você tem que reclamar de todos os projetos possíveis da CPTM, até porque tudo é um escopo de projetos, os projetos arquitetônicos em si só são feitos após todo o trabalha, para depois se fazer um projeto em BIM

      Quanto essa reclamação de que os trens da linha 14-Õnix serão menores que os da linha 17-Ouro, concordo e discordo de você ao mesmo tempo, até porque existe uma demanda aproximada para quer o serviço seja utilizado, realmente não é assertivo, já que houve projetos como o da linha 15-Prata que foi projetado para uma demanda menor do que a que temos hoje em dia, e por outro lado, temos a linha 13-Jade, que teve uma demanda maior do que o numero de usuários que utilizam a linha hoje em dia, mas, como tudo que vemos hoje em dia, pode-se haver adaptações, ou mesmo melhoras e diminuição de intervalos entre os trens, então somente o futuro pode dizer o que vai acontecer

      Quanto ao cruzamento rodoviário, na realidade não é bem assim, isso porque parte vai ser compartilhado com avenidas, mas essas partes não são em sua totalidade, a maior parte do projeto vai ser em elevado e subterrâneo, as partes que vão compartilhar com avenidas não vai ser todo o trajeto em si, e isso vai ser justamente para que o custo não seja tão elevado assim.

      Quanto a sua insinuação quanto ao GESP, sinto te informar, mas quem está projetando essa linha é a própria CPTM, e ela está projetando a anos, e a escolha de VLT de alta capacidade foi a própria CPTM quem projetou esse sistema para a linha, ou seja, mais uma informação equivocada sua>

      Mas pelo que estou entendendo de suas falas, muito provavelmente você seja só mais um opositor do governo, o que não me soa estranho, porque tudo que você diz é contra o GESP, então seus comentários não são movidos por uma razão, mas sim por uma paixão cega político-partidária, e sei bem qual é o seu posicionamento politico, e por ser um posicionamento politico cego, é um pensamento (censurado).

  3. Acredito que é a alternativa mais inteligente, o governo demorou para desapropriar o outro pátio, a conexão com a L14 faz total sentido e acredito que um terminal de ônibus vai tornar essa estação um grande terminal da cidade.

    1. Não precisa rezar, só começar a cobrar os políticos para que esse projeto saia do papel, muito embora seja um projeto deixado a cargo da futura concessionaria, o poder publico tem seu papel de cobrar e fiscalizar, independente de quem esteja no poder , se for da sua oposição politica ou da sua base político-partidária, deve ser cobrado, mas o que muitos fazer é ficarem calados, ou porque o politico é seu posicionamento politico, porque é tratado como um Deus, e não pode ser julgado ou cobrado, ou é do sua oposição politica, porque quem mais que esse politico erre, e quer depois se vangloriar e desdenhar de quem não votou no seu politico de estimação.

  4. Bem interessante essa nova projeção da linha 20-Rosa chegando até a futura estação ABC, mesmo porque, essa conexão será importante não somente para quem mora na região, mas tambem uma futura conexão com i TIC Sul traz vantagens como deslocamentos mais rápido para o centro de São Paulo, agora dois adendos que eu gostaria de falar: o primeiro deles é que espero que o prazo para a construção da linha 14-Onix não seja tão demorado quanto o governo prevê, e que a concessionaria vencedora seja uma que tenha essa vontade de entregar rápido essa linha, os chineses estão ai, e se a vencedora for o grupo TIC Trens, tenho certeza que coisa boa vem por ai, principalmente para um tipo de serviço. o segundo é que, se para o TIC Sul for realmente escolhido o trecho da cremalheira, creio que vai demorar mais para que esse TIC seja entregue a população, muito embora o tempo seria drasticamente reduzido , o problema seria que construir uma segunda via de cremalheira seria caro e demorado por causa do terreno montanhosos dessa descida, mas enfim, vamos ver o que o futuro dirá.

  5. Mais uma obra e ilusão em papel e promessa irresponsável para após 2045 quando não estará mais no governo!

    Infelizmente a população está órfã de defensores, e não será de se estranhar se vier comentar que o Estado prometeu entregar entre outras as Linhas 4 e 5 totalmente prontas para as concessionárias explorarem (com elas pagando os custos de operação, manutenção e até de algumas obras), e se tivesse entregue, não haveriam compensações a serem pagas ou elas seriam irrisórias.

    Mas como o Estado as entregaram incompletas e criou benefícios sociais por populismo sem ter receita própria para custeá-los e com isso causará prejuízos artificiais para as concessionárias, que precisam ser compensadas. Se as concessionárias causarem prejuízo para a sociedade, elas terão de compensar o Estado em um cambalacho perfeito.

  6. Acho que o trem para Santos deveria sair da estação Pinheiros da linha 9 esmeralda, até Engenheiro Marsilace depois para a Baixada Santista passando por Samaritá e Cubatão, chegando até à antiga estação da Santos Jundiaí. Assim poderia haver trens para Itanhaem e Peruibe, além disto poderia haver trens turísticos até Engenheiro transformando esta região em um Polo de ecoturismo.

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