Projeto de modernização do CCO do Metrô é alvo de pedido de impugnação

CCO (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

O Metrô de São Paulo está em franco crescimento, o que faz com que a companhia precise se preparar para o futuro. É com esse pensamento que foi publicada a licitação que visa a reforma e reestruturação total do Centro de Controle Operacional, o denominado projeto CCOx. O ambicioso plano tem como metas ampliar as áreas existentes, realocar setores e possibilitar que um novo nível de segurança de informação seja atingido. Para tanto, grandes exigências são necessárias, o que motivou um empresa a entrar com um pedido de contraposição as alguns requisitos do edital.

Um projeto muito exigente?

O pedido de impugnação foi enviado pela empresa Seal Telecom Comercio e Serviços de Telecomunicações Ltda. Segundo o documento que foi disponibilizado nessa segunda-feira (12), são dois grandes argumentos que poderiam prejudicar a licitação. O primeiro deles se refere a estrutura de datacenter que o Metrô pretende implantar no CCOx. Como explicamos nesse artigo, a Cia. do Metropolitano pretende realizar a virtualização do seu parque de máquinas de forma que o numero de equipamentos disponíveis na sala de controle seja o mínimo possível.

Tendo em vista que o CCO é o cérebro das operações do Metrô de São Paulo, a Cia. exigiu que fosse implantado um Datacenter de Tier 4. Segundo a Seal, os datacenters de Tier 4 são extremamente complexos e raros no Brasil, sendo que existem apenas dois deles no Brasil que atendem ao Banco Santander e a Telebrás. Como a maioria dos Datacenters em território nacional é de Tier 3 e o edital exige experiência previa na instalação de estrutura de Tier 4, fica inviabilizado a competição por parte da maioria das empresas brasileiras.

Outro ponto que também foi mencionado se trata da comprovação de elaboração e execução de projetos de arquitetura e design de interiores considerando questões ergonômicas, luminotérmicas e de conforto termo acústico. Segundo a Seal, a necessidade deste tipo de comprovação “revela-se descabida, pois também restringe a participação de diversas empresas na licitação”.

Datacenter Tier 4

Para entender plenamente o teor da impugnação, é necessário entender o que é um datacenter e o que é o Tier 4.

O datacenter é basicamente um centro de processamento de dados formados por uma série de computadores de altíssimo desempenho e dedicadas unicamente a essa função. É um local altamente estruturado que comporta uma série de sistemas de rede por onde transitam informações, que em vários casos, podem ser extremamente sensíveis.

No caso do Metrô de São Paulo, o sistema de datacenter fará o controle direto de toda a cadeia de informações que estão relacionadas a operação, manutenção e segurança do público. Tendo em vista que essas informações são extremamente sigilosas, sensíveis e precisam ter altíssimo índice de disponibilidade, sob custo de grandes prejuízos financeiros e inclusive riscos de segurança que possam colocar vidas em risco, o Metrô exigiu o datacenter com Tier 4.

Os datacenters possuem Tiers que variam do 1 ao 4 e medem a capacidade de segurança do mesmo. O datacenter de Tier 1, por exemplo, é aquele que não apresenta nenhum sistema de redundância, ou seja, em casos de eventos anormais ele pode ficar indisponível. O datacenter de Tier 4 é considerado o mais seguro e preparado para reagir a falhas, ou seja, caso haja um evento adverso como queda de energia automaticamente um grupo de geradores atua para manter o sistema ativo. Vale destacar que essa autonomia de energia para geradores de datacenters de Tier 4 é de pelo menos 96 horas. Além disso existem equipamentos de energia, refrigeração e cabeamentos redundantes. Isso significa que o datacenter possui itens duplicados ou triplicados o que permite a comutação de rotas e equipamentos em casos de emergência, onde há indisponibilidade dos dispositivos principais.

Por fim, destaca-se a autonomia e confiabilidade do sistema que apresenta disponibilidade de 99,995%. Em outras palavras, em um ano o servidor pode ficar no máximo 26 minutos fora do ar, isso em situações extremamente desfavoráveis.

Divisão por setores do CCOx. O Datacenter está localizado no no setor cinza a direita do ambiente (CMSP)

Conclusão

O Metrô de São Paulo realmente pensa no futuro e está exigindo o que há de melhor para o seu novo centro de controle. Em um mundo cada vez mais digital é importante pensar em soluções que sigam por esse vertente. A impugnação da Seal pode ser considerada ao mesmo tempo que um aviso, mostrando que o edital pode ter inconsistências que levem a um futuro processo de paralisação, como um atestado que revela que boa parte das empresas não está preparada para suprir o mercado nacional com uma infraestrutura de tamanho requisito técnico.

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