Projeto para funcionários da CPTM serem absorvidos por outras empresas avança na Assembléia Legislativa

Intenção é proteger os profissionais que podem perder os seus empregos com avanço na privatização das linhas de trem estatais

Trem da CPTM (Jean Carlos)
Trem da CPTM (Jean Carlos)

O Projeto de Lei (PL) para uma espécie de proteção aos empregos de funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atuantes nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, avança na Assembleia Legislativa.

Em publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 15, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação deu parecer favorável, com todos os parlamentares que a compõem se posicionando de maneira positiva à ideia.

De autoria do deputado Guilherme Cortez (PSOL), caso venha a ser aprovado, o PL, pretende realocar os profissionais destas três linhas ferroviárias em outras empresas do Estado como, por exemplo, o Metrô ou outra entidade que aproveite os profissionais com conhecimento na atuação do transporte público.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Desta forma, o desemprego seria evitado, uma vez que parte será absorvida pela Trivia Trens, outra destinada à Linha 10-Turquesa, mas muitos com futuro incerto.

Funcionários da CPTM atuando na rede aérea (Jean Carlos)

O projeto continua em seu processo de tramitação na Assembleia Legislativa para depois seguir para votação em plenário por todos os deputados da casa.

A concessão das linhas 11, 12 e 13

No leilão realizado neste ano, o Grupo Comporte superou a ViaMobilidade (Motiva Trilhos) e venceu a licitação de concessão das linhas 11, 12 e 13 de trens em São Paulo, o denominado “Lote Alto Tietê”.

Em um processo de dois anos que deve ser finalizado no ano de 2027, haverá a capacitação de profissionais da nova concessionária, a Trivia Trens S.A., transferência dos ativos e a gradual desmobilização de parte dos profissionais públicos, em forma a ser definida, podendo ser um PDI (Programa de Demissão Incentivada).

Caberá à empresa privada novos investimentos nas três linhas, como a expansão da Linha 11 até Cézar de Souza, da Linha 12 até Suzano e da Linha 13, a mais esperada até o bairro do Bonsucesso, desejo antigo da população da região.