Projeto que reduzirá intervalo para 3 minutos na Linha 12-Safira atrasa

Contrato que prevê a instalação de novos circuito de detecção de trens entre as estações Tatuapé e Calmon Viana teve seu prazo ampliado em três meses, devendo ser entregue em junho
Projeto de redução de intervalo do trens da Linha 12 atrasou três meses (Jean Carlos)

Uma das grandes esperanças para reduzir o desconforto dos passageiros na Linha 12-Safira, e indiretamente na Linha 13-Jade, teve um atraso de três meses, segundo informações publicadas pela CPTM nesta sexta-feira, 11.

O contrato de implantação de “novos intertravamentos nos circuitos de detecção de trens por meio de áudio frequência” promete reduzir o tempo de espera por uma composição para apenas 3 minutos, uma marca inédita na companhia.

Ele está sendo implantado pela empresa MPE Engenharia e Serviços desde setembro de 2020 e deveria se concluído no mês que vem, pelos termos do contrato. No entanto, um aditivo assinado em 9 de fevereiro postergou o prazo para junho, segundo cálculos feitos pelo site.

É um pequeno atraso, mas que está dentro da complexidade da obra. O projeto tem custo de R$ 14,5 milhões, a grande parte (R$ 14 milhões) investida nos 18 meses iniciais.

* Intervalo mínimo da Linha 12 em horários de pico

Para entender a importância da modernização das vias, que compreende o trecho entre Calmon Viana e Tatuapé, é preciso imaginar os trilhos da Linha 12-Safira divididos em partes menores em que existem sensores que detectam a presença dos trens e impedem duas composições estejam em um deles ao mesmo tempo.

No caso da Linha 12, esses blocos são muito grandes, o que impede que os trens possam circular mais próximos. Por essa razão, o projeto investe justamente na instalação de novos circuitos que farão com que cada trecho de trilhos seja menor (veja esquema acima).

Com isso, mais trens poderão circular no ramal e numa distância menor, refletindo num intervalo inferior ao atual. O reflexo será a possibilidade de injeção de mais trens oriundos da Linha 13-Jade, o chamado Expresso Aeroporto, e que hoje só circulam a cada 60 minutos.

Trem da Linha 13-Jade: modernização pode beneficiar ramal indiretamente (Jean Carlos)

Ainda não está claro se apenas a entrega dessa atualização será suficiente para que os intervalos possam ser reduzidos ou se existe a necessidade de outras melhorias. É esperado, no entanto, que as viagens da Linha 13 possam ser ampliadas ao menos até Brás já que para chegar até Luz o expresso utiliza vias da Linha 11.

O novo ramal da CPTM possui oito novos trens da Série 2500 e que estão subutilizados no momento.

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  1. Vcs tão e destruindo todas as melhorias que a cptm, tinha feito. Nunca na vida a cptm fez uma operação pecima igual a vcs esse cervico de via mobilidade e uma barracão. Vcs não tem o direito de atrapalhar o dia dia das pessoas.

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