Uma das licitações mais significativas da CPTM, a modernização do sistema de sinalização da Linha 12-Safira entre as estações Tatuapé a Calmon Viana, finalmente foi assinado nesta quinta-feira, 20. A Empresa MPE Engenharia e Serviços executará o serviço de “engenharia para elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de novos intertravamento nos circuitos de detecção de trens com utilização de tecnologia tipo AF (áudio frequência) e sinais automáticos” por um valor de R$ 14,5 milhões – o prazo de vigência é de 18 meses, ou seja, até fevereiro de 2022.

O processo de licitação, como tem ocorrido com frequência em editais do governo, passou por incertezas. Lançado pela CPTM em julho do ano passado, o edital só teve sua sessão pública no final de outubro quando a MPE foi apontada como vencedora e habilitada a executar os serviços. No entanto, em julho deste ano, a companhia de trens metropolitanos desqualificou a MPE por conta de impedimentos de contratá-la após o governo declará-la inidônea.

A CPTM pretendia negociar com a segunda colocada, a Consbem, mas antes disso a empresa sediada no Rio de Janeiro entrou com recurso administrativo suspendendo a licitação. No dia 25 de julho, a CPTM voltou atrás e deu razão à MPE em suas alegações, mantendo a decisão original. A licitação acabou homologada no dia 10 e ontem assinado pelas empresas.

Redução do intervalo para 3 minutos

O contrato de modernização do trecho em questão é crucial para resolver gargalos da Linha 12-Safira, que circula com intervalos altos, embora reduzidos recentemente pela CPTM. A meta é que os trens circulem a cada 3 minutos, ou quase metade do headway atual. Com isso, será possível transportar mais passageiros e com uma esperada lotação menor. Mais que isso: ao permitir que praticamente o dobro de composições possam ser utilizadas sobretudo no trecho mais próximo da capital, a CPTM poderá enfim ampliar o serviço Connect da Linha 13-Jade.

Como se sabe, a nova linha da companhia, que foi inaugurada em 2018, ainda mantém intervalos muito altos, de 20 minutos na maior parte do dia. Além disso, só parte das viagens segue até Brás enquanto as demais param em Engenheiro Goulart, sendo necessária a baldeação para a Linha 12-Safira.

Com oito novos trens recebidos da chinesa CRRC, a Linha 13 poderá finalmente oferecer um intervalo mais baixo, mas desde que outro contrato, com a Siemens, seja concluído. É justamente o que implanta a sinalização no ramal e que está atrasado. Questionada sobre o projeto, a CPTM apenas afirmou ao site que ele “está em execução”, sem explicar qual a expectativa atual sobre sua conclusão.