Linha 1-Azul do Metrô ficará fechada até às 7 horas neste domingo

Ramal ficará paralisado entre 4h40 e 7 horas para realização de testes dinâmicos do sistema de controle de trens CBTC
Trem da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

A implantação do sistema CBTC, de controle de trens, na Linha 1-Azul, entra numa fase importante neste domingo, 13, quando o Metrô de São Paulo dará início aos testes dinâmicos em horário comercial.

Para isso, no entanto, será preciso interromper o serviço entre 4h40 e 7 horas da manhã, informou a companhia. Para minimizar os problemas para os passageiros, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos.

Segundo o Metrô, o sistema CBTC (Communication-Based Train Control) teve sua instalação concluída na Linha 1-Azul e agora serão feitos os testes para calibrar seu funcionamento até que seja possível substituir o atual sistema ATC na operação das composições.

O CBTC é um sistema mais moderno e eficiente que o ATC por permitir que os trens possam circular com intervalos menores e de forma mais regular. Ele utiliza sinais de rádio enviados e recebidos pelos trens para que a operação seja realizada de forma simultânea e sem interrupções, ao contrário do ATC, que utiliza sensores nos trilhos dispostos em blocos.

Equipamentos do CBTC (Jean Carlos)

A Alstom, após um longo processo de implantação, colocou o CBTC em operação na Linha 2-Verde e agora também está perto de concluir a instalação na Linha 3-Vermelha. Além da operação, o sistema controla as portas de plataforma (PSD) que estão sendo instaladas nesses ramais.

Após a conclusão do serviço, todas as seis linhas de metrô de São Paulo serão operadas pelo CBTC, além da Linha 6-Laranja, que já entrará em serviço com essa tecnologia.

Total
7
Shares
Previous Post

Projeto que reduzirá intervalo para 3 minutos na Linha 12-Safira atrasa

Next Post

Extensão das linhas 11 e 13 até Barra Funda pode ficar para 2025

Related Posts