Destaques Linha 5

Sem alarde, CBTC começará a operar na Linha 5 durante dias úteis

Trens da Frota P, que só circulam com novo sistema de controle, deverão ser usados em alguns dias da semana
Estação Brooklin
Estação Brooklin

Ainda de forma experimental, o sistema CBTC passará a funcionar também nos dias úteis na Linha 5-Lilás neste mês, conforme informação obtida pelo blog. Os trens da nova Frota P, que só usam o novo sistema de controle, passarão a realizar seu maior teste prático ao assumir o transporte dos passageiros durante os horários de maior demanda.

Apesar disso, não será algo definitivo ainda. A razão seria a falta de quilometragem do CBTC, que pode motivar a volta do sistema ATO e dos trens da Frota F caso surja algum imprevisto ou necessidade de um aprimoramento no software de controle, por exemplo.

Segundo apurou o blog, a viagem teste com o governador Geraldo Alckmin, que ocorreria nesta quarta-feira (10) foi postergada. Com o início da operação da Frota F durante os dias de semana e a energização do trecho entre Adolfo Pinheiro e Brooklin, havia a previsão de um evento oficial, mas que agora está sem previsão de ocorrer.

O blog fotografou as três estações prometidas para julho e constatou que ainda há muito trabalho a fazer até elas serem concluídas. Confira na galeria.

Leia no Lulica
A nova onda da proteína vegetal 30/6/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

8 Comentários

Click here to post a comment
  • A implantação do CBTC na Linha 5 está sendo mais rápida do que foi na Linha 2. A Bombardier provavelmente forneceu um sistema completo e pronto para entrar em operação, diferente do da Alstom que usa a Linha 2 como cobaia para desenvolver o software.

    • Olá, Eduardo, as fotos são deste domingo, dia 7 de maio. Achamos possível abrir Brooklin em julho, mas numa operação bastante limitada – em horário de pouco movimento e sem integração com o resto da linha. Será preciso descer em Adolfo Pinheiro e mudar de plataforma. Das outras, Alto da Boa Vista tem boas chances de ser aberta parcialmente.

  • Ricardo, como estão as obras da linha prata ? Bem que vc poderia escrever um matéria sobre o andamento de todas as linhas, uma atualização ! No mais, esse site é incrível parabéns novamente.

    • Olá, Lais, ainda não. A previsão mais recente é dia 30 de agosto, mas de forma parcial, funcionando em horários fora do pico.

Airway