O edital do Trem Intercidades foi disponibilizado ao público na última sexta-feira (31). Os novos documentos, que passaram por remodelagem após a sugestões durante a consulta pública, mostram alterações importantes nos serviços. Um deles é o Trem Intermetropolitano (TIM), um serviço parador.
O serviço TIM seria uma complementação ao serviço da Linha 7-Rubi que partiria de Francisco Morato e chegaria até Campinas, segregando o trecho ferroviário em duas partes distintas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Entretanto, o novo edital realizou modificações no serviço TIM, de forma que o mesmo passasse a operar a partir de Jundiaí, atendendo as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Com isso o serviço da Linha 7-Rubi passará a operar entre Barra Funda e Jundiaí sem a necessidade de transferência na estação Francisco Morato.
No modelo antigo o passageiro das estações Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru precisaria realizar uma nova transferência para chegar até o trecho principal da Linha 7. Além disso, o intervalo médio no antigo TIM era de 20 minutos nos horários de pico.

Com essa melhoria, a futura concessionária poderá operar o trecho sem muitas alterações nas estratégias já adotadas pela CPTM.
Além disso, poderá traçar estratégias operacionais mais efetivas já que investimentos como a nova plataforma em Francisco Morato ainda podem ser utilizadas para extensões eventuais do serviço TIM.