Serviço do Trem Intermetropolitano é alterado e atenderá apenas trecho entre Jundiaí e Campinas

Linha 7-Rubi passará o percurso entre Barra Funda e Jundiaí, sem necessidade de transferência em Francisco Morato, como previa a consulta pública do leilão do TIC
TIM partirá da estação Jundiaí (Jean Carlos)
TIM partirá da estação Jundiaí (Jean Carlos)

O edital do Trem Intercidades foi disponibilizado ao público na última sexta-feira (31). Os novos documentos, que passaram por remodelagem após a sugestões durante a consulta pública, mostram alterações importantes nos serviços. Um deles é o Trem Intermetropolitano (TIM), um serviço parador.

O serviço TIM seria uma complementação ao serviço da Linha 7-Rubi que partiria de Francisco Morato e chegaria até Campinas, segregando o trecho ferroviário em duas partes distintas.

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Entretanto, o novo edital realizou modificações no serviço TIM, de forma que o mesmo passasse a operar a partir de Jundiaí, atendendo as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)
Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)

Com isso o serviço da Linha 7-Rubi passará a operar entre Barra Funda e Jundiaí sem a necessidade de transferência na estação Francisco Morato.

No modelo antigo o passageiro das estações Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru precisaria realizar uma nova transferência para chegar até o trecho principal da Linha 7. Além disso, o intervalo médio no antigo TIM era de 20 minutos nos horários de pico.

Estação Várzea Paulista (Jean Carlos)
Estação Várzea Paulista (Jean Carlos)

Com essa melhoria, a futura concessionária poderá operar o trecho sem muitas alterações nas estratégias já adotadas pela CPTM.

Além disso, poderá traçar estratégias operacionais mais efetivas já que investimentos como a nova plataforma em Francisco Morato ainda podem ser utilizadas para extensões eventuais do serviço TIM.

14 comments
    1. Trem intercidades ou Interpropinas?
      De Jundiaí ate Barra Fundaas composições da CPTM, levam 01:40 minutos, parando em dez estações.
      As mesmas composições sem paradas e a 90km por hora, advinham quanto tempo levariam?
      Detalhe:Ao preço de r$ 4, 60 a passagem e não a 63,00.

  1. Eu acho que é melhor assim, sendo que melhor ainda do que isso seria manter o serviço 710, mas isso não vai rolar, infelizmente! Soube que o governador junto com a administração da CPTM e alguns blogueiros ferroviários vão fazer uma viagem de inspeção do trecho até Campinas nesta data de 04/04/2023 usando a litorina da CPTM, a que nunca presta serviços no Expresso Turístico e serve para passeios especiais e inspeções de vias e trechos, vamos ver o que vai sair disso aí!

  2. KKK
    Esse é o liberalismo implementado pela ultra direita.
    A cprm comprou a cooncesso e não irá abrir mão Dela e que se. F… o povo. E o estado

  3. POR QUE NÃO COLOCA ESTE TREM INTERCIDADES PARTINDO DA ESTAÇÃO JUNDIAÍ, PARA O RESTO DO INTERIOR,
    RESPOSTA: SIMPLES PARA “CONCEDER” A LINHA 7 RUBI, E O POVO QUE SE DANE… POIS NÃO TERÁ MAIS O SERVIÇO 710…

  4. Vai dar pano para manga essa obra de trem entre campinas e jundiai. Tem muitas famílias morando na beira da linha de trem em invasoes de muitoa anos. Quero ver o poder publico o que vai fazer com esse povo. Quanto a essa obra so acredito vendo.

    1. Márcio Leonel. Talvez nem dê pano para manga pois muitas vezes o Estado acaba assumindo o ônus do investimento. Isto quer dizer, nossos impostos que absorvem os investimentos! A vermos.

    2. Acho que o trecho das moradias e invasões pode ser resolvido com a via construída no subsolo como acontece com o metrô de SP.

      1. Isso não rola Raphael , a obra que já é cara ficaria num valor totalmente inviável. O correto é realocar as famílias

    3. Bom, as pessoas que moravam na antiga plataforma de Varginha, bem como no leito onde fica a atual estação Autódromo foram todas retiradas.
      Com o trecho já sendo operado pelos cargueiros, não acho que seja um empecilho em caso de desapropriação.

    4. Isso é um absurdo…
      Ao invés de progredir, colocando melhores trens, vão é voltar a fazer baldiação!!!
      Se os mentores de tudo isso usassem transporte todos os dias com certeza eles iam querer um trem até o quintal deles.😠😠😠😠

  5. Só para eles encherem os bolsos, os trabalhadores que utilizam essa linha que se ferram. Nunca pensam na população só neles. Absurdo

  6. Na vdd é a incapacidade política desde que o Brasil é Brasil,e o povo nem se mexe como muitos países q vão p luta e estão bem melhor q nós aqui.nao deveriam nunca ter tirado trens de passageiros e sim melhorar ampliar como acontece em outros países,e SP q diz q é a máquina do Brasil um estado rico,eu não sei onde é rico etc,alguém tá enganado.do jeito q ta,só milagre.q infelizmente ds homens não dá esperar nada

  7. É fundamental um trem expresso de Sorocaba a São Paulo. Além de desafogar o trânsito na estrada e na marginal, na chegada a S.P., beneficiaria imensamente pacientes que fazem TRATAMENTOS médicos periódicos em SP, estudantes universitários, trabalhadores que moram em sorocaba e e trabalham em SP., enfim. Será uma OBRA que o interior do Estado de São Paulo nunca vai esquecer porque é uma obra aguardada por todos e há muitos anos ……

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