Serviço do Trem Intermetropolitano é alterado e atenderá apenas trecho entre Jundiaí e Campinas

Linha 7-Rubi passará o percurso entre Barra Funda e Jundiaí, sem necessidade de transferência em Francisco Morato, como previa a consulta pública do leilão do TIC
TIM partirá da estação Jundiaí (Jean Carlos)
TIM partirá da estação Jundiaí (Jean Carlos)

O edital do Trem Intercidades foi disponibilizado ao público na última sexta-feira (31). Os novos documentos, que passaram por remodelagem após a sugestões durante a consulta pública, mostram alterações importantes nos serviços. Um deles é o Trem Intermetropolitano (TIM), um serviço parador.

O serviço TIM seria uma complementação ao serviço da Linha 7-Rubi que partiria de Francisco Morato e chegaria até Campinas, segregando o trecho ferroviário em duas partes distintas.

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Entretanto, o novo edital realizou modificações no serviço TIM, de forma que o mesmo passasse a operar a partir de Jundiaí, atendendo as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)
Trem Intermetropolitano atenderá o trecho entre Jundiaí e Campinas (SPI)

Com isso o serviço da Linha 7-Rubi passará a operar entre Barra Funda e Jundiaí sem a necessidade de transferência na estação Francisco Morato.

No modelo antigo o passageiro das estações Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru precisaria realizar uma nova transferência para chegar até o trecho principal da Linha 7. Além disso, o intervalo médio no antigo TIM era de 20 minutos nos horários de pico.

Estação Várzea Paulista (Jean Carlos)
Estação Várzea Paulista (Jean Carlos)

Com essa melhoria, a futura concessionária poderá operar o trecho sem muitas alterações nas estratégias já adotadas pela CPTM.

Além disso, poderá traçar estratégias operacionais mais efetivas já que investimentos como a nova plataforma em Francisco Morato ainda podem ser utilizadas para extensões eventuais do serviço TIM.

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14 comments
    1. Trem intercidades ou Interpropinas?
      De Jundiaí ate Barra Fundaas composições da CPTM, levam 01:40 minutos, parando em dez estações.
      As mesmas composições sem paradas e a 90km por hora, advinham quanto tempo levariam?
      Detalhe:Ao preço de r$ 4, 60 a passagem e não a 63,00.

  1. Eu acho que é melhor assim, sendo que melhor ainda do que isso seria manter o serviço 710, mas isso não vai rolar, infelizmente! Soube que o governador junto com a administração da CPTM e alguns blogueiros ferroviários vão fazer uma viagem de inspeção do trecho até Campinas nesta data de 04/04/2023 usando a litorina da CPTM, a que nunca presta serviços no Expresso Turístico e serve para passeios especiais e inspeções de vias e trechos, vamos ver o que vai sair disso aí!

  2. KKK
    Esse é o liberalismo implementado pela ultra direita.
    A cprm comprou a cooncesso e não irá abrir mão Dela e que se. F… o povo. E o estado

  3. POR QUE NÃO COLOCA ESTE TREM INTERCIDADES PARTINDO DA ESTAÇÃO JUNDIAÍ, PARA O RESTO DO INTERIOR,
    RESPOSTA: SIMPLES PARA “CONCEDER” A LINHA 7 RUBI, E O POVO QUE SE DANE… POIS NÃO TERÁ MAIS O SERVIÇO 710…

  4. Vai dar pano para manga essa obra de trem entre campinas e jundiai. Tem muitas famílias morando na beira da linha de trem em invasoes de muitoa anos. Quero ver o poder publico o que vai fazer com esse povo. Quanto a essa obra so acredito vendo.

    1. Márcio Leonel. Talvez nem dê pano para manga pois muitas vezes o Estado acaba assumindo o ônus do investimento. Isto quer dizer, nossos impostos que absorvem os investimentos! A vermos.

    2. Acho que o trecho das moradias e invasões pode ser resolvido com a via construída no subsolo como acontece com o metrô de SP.

      1. Isso não rola Raphael , a obra que já é cara ficaria num valor totalmente inviável. O correto é realocar as famílias

    3. Bom, as pessoas que moravam na antiga plataforma de Varginha, bem como no leito onde fica a atual estação Autódromo foram todas retiradas.
      Com o trecho já sendo operado pelos cargueiros, não acho que seja um empecilho em caso de desapropriação.

    4. Isso é um absurdo…
      Ao invés de progredir, colocando melhores trens, vão é voltar a fazer baldiação!!!
      Se os mentores de tudo isso usassem transporte todos os dias com certeza eles iam querer um trem até o quintal deles.😠😠😠😠

  5. Só para eles encherem os bolsos, os trabalhadores que utilizam essa linha que se ferram. Nunca pensam na população só neles. Absurdo

  6. Na vdd é a incapacidade política desde que o Brasil é Brasil,e o povo nem se mexe como muitos países q vão p luta e estão bem melhor q nós aqui.nao deveriam nunca ter tirado trens de passageiros e sim melhorar ampliar como acontece em outros países,e SP q diz q é a máquina do Brasil um estado rico,eu não sei onde é rico etc,alguém tá enganado.do jeito q ta,só milagre.q infelizmente ds homens não dá esperar nada

  7. É fundamental um trem expresso de Sorocaba a São Paulo. Além de desafogar o trânsito na estrada e na marginal, na chegada a S.P., beneficiaria imensamente pacientes que fazem TRATAMENTOS médicos periódicos em SP, estudantes universitários, trabalhadores que moram em sorocaba e e trabalham em SP., enfim. Será uma OBRA que o interior do Estado de São Paulo nunca vai esquecer porque é uma obra aguardada por todos e há muitos anos ……

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