Sindicato dos Metroviários marca assembleia para esta quinta-feira, 5, para definir possível nova greve

Motivo desta vez envolve a terceirização dos serviços de manutenção dos trens da Linha 15-Prata e atendimento aos passageiros no Metrô
Passageiros em frente à estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo convocou os funcionários da categoria para uma assembleia extraordinária nesta quinta-feira, 5, às 18h30, para decidir sobre uma possível nova greve na semana que vem;

Desta vez, no entanto, o assunto não envolve a privatização das linhas da companhia, que foi um dos motivos da paralisação na terça-feira, 3 de outubro.

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De acordo com o sindicato, a justificativa para esta nova assembleia é que o posicionamento da categoria não ficou claro a respeito de licitações de terceirização lançadas pelo Metrô.

Uma delas envolve a contratação de uma empresa para prestar serviços de manuntenção na frota M (Innovia 300) da Linha 15-Prata. A companhia havia postergado o pregão eletrônico de agosto para 17 de outubro após pressão da entidade.

Outro certame que incomoda os metroviários diz respeito a outra terceirização, nesse caso, do atendimento aos passageiros em estações e trens, cujo pregão está marcado para o dia 10.

O Metrô pretende contratar uma empresa para fornecer mão de obra que assumirá funções mais simples como darsuporte a pessoas com alguma tipo de deficiênca, prover informações e orientar o público, entre outras.

Por ser uma pauta especfíca do Metrô, uma decisão a favor da greve, afetará as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

Agentes terceirizados de atendimento darão suporte a passageiros com deficiência (Jean Carlos)

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5 comments
  1. A linha 15 já está privatizada, só não foi entregue ainda por conta de uma ação do sindicato, que tem tudo pra não prosperar.
    Sendo assim, não tem sentido montar equipe de manutenção para uma linha ué vai ser entregue.
    As equipes de operações das outras linhas também não devem ser recompostas com novas contratações tendo em vista que já está anunciado que as linhas serão concedidas.
    Portanto , faz todo sentido contratar equipes terceirizadas para atender a população enquanto as linhas não são concedidas..
    O resto é campanha da candidatura do Boulos para a prefeitura…

    1. Não esta privatizada não, o leilão foi barrado na justiça, não ha nem sequer contrato assinado entre o governo do estado e a VM.

      Além do leilão ter sido bem “estranho”

    2. Eu torço para que privatize mesmo…pq ai qdo começar a dar um monte de problemas como na linha 9, o povo da leste (conhecidos por serem intolerantes), vão é quebrar tudo….principalmente sabendo que não estará mais nas mãos do metrô, mas sim da mesma concessionaria da linha 9, famosa pela incompetência…

      Dai é questão de tempo…

  2. O sindicato dando um tiro no proprio pé fazendo várias greves por motivos isolados e não uma.única parada geral em prol dos seus direitos. Estão perdendo a passos largos o pouco apoio que já tinham da população. Quem realmente usa o metrô no dia a dia e sabe o que passa pegando trens e estações lotadas no pico, quem realmente precisa bater seu ponto no horário marcado para não ter desconto no final do mês que sente o verdadeiro impacto dessas paralisações que (atualmente) são puramente politicas, só continua defendendo com unhas e dentes as pessoas que não se encaixam no cenário descrito acima, de quem realmente necessita do transporte público. Espero que o sindicato encontre outras formas de protestar, porque dessa forma a população vai agradecer quando finalmente sair o leilão das linhas estatais e não vai sentir falta nenhuma da época da CMSP

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