Sindicato dos Metroviários obtém liminar que barra licitação de terceirização de atendimento no Metrô

Entidade convenceu Justiça do Trabalho a impedir pregão marcado para esta terça-feira e que pretende contratar empresa para prover mão de obra para trabalho nas estações
Funcionários terceirizados assumirão funções de atendimento nas estações (Jean Carlos)

O Sindicato dos Metroviários conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho que impede a realização de um pregão eletrônico pelo Metrô nesta terça-feira, 10.

A licitação pretende selecionar uma empresa que fornecerá mão de obra para atendimento nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, operadas pela companhia.

De acordo com o sindicato, o escopo de trabalho é o mesmo do chamado OTM1, cargo ocupado por funcionários concursados. Por essa razão, a licitação seria inconstitucional já que é exigido concurso público para acesso ao emprego público.

“A intenção do Metrô era muito nítida: substituir empregados públicos concursados por trabalhadores contratados por uma empresa terceirizada, já que o edital de licitação previu que a vencedora do pregão seria responsável por executar exatamente as mesmas funções do OTM1”, disse nota do sindicato.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Metrô estaria com um déficit de vagas, o que impede que as estações mantenham um número de funcionários adequado. Os metroviários, no entanto, têm exigido que a empresa realize novos concursos e chame os aprovados em concursos anteriores.

A companhia de trens, no entanto, enfrenta sua crise financeira mais grave, com prejuízo bilionário a cada ano. Cabe o direito de o Metrô recorrer da decisão, no entanto.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. É uma ocupação digna de função de Estado: apertar a maquininha e fazer troco com as moedas.
    Nada como defender os próprios interesses, só os deles.

Comments are closed.

Previous Post
Composição da Série 2070 na estação Calmon Viana (Jean Carlos)

Contrato de manutenção da Série 2070 é homologado por R$ 96,2 milhões

Next Post
Estação Guilhermina-Esperança recebeu primeiros módulos de portas de plataforma (Jean Carlos)

Estação Guilhermina-Esperança da Linha 3-Vermelha recebe primeiros módulos de portas de plataforma

Related Posts