Apenas duas semanas após a construtora Acciona declarar seu interesse na Linha 16-Violeta do Metrô, uma equipe de sondagens de subsolo foi vista em um possível ponto onde o ramal passará.
Relato em rede social mostrou equipamentos na Rua Pedra Azul, próximo à esquina da Rua Ximbó, a poucos metros de onde poderá ser construída a estação Parque da Aclimação.
O local coincide com a revisão do traçado proposta pela empresa espanhola, que afastou a Linha 16 da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca.
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No mapa divulgado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o túnel por onde circularão os trens da linha cruzará justamente esse ponto.

A imagem vista pelo site não revela qualquer identificação da equipe que trabalha no local, portanto, há a possibilidade de as atividades não terem relação com o ramal metroviário.
Contatamos a SPI para confirmar se a Acciona já está realizando os estudos de campo previstos na MIP e atualizará a nota quando tiver uma resposta.
A Linha 16-Violeta teve um projeto diretriz preparado pelo Metrô há alguns anos. Nele, o traçado foi estabelecido entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes, com 32 km de extensão.
O estudo sugeriu que o ramal fosse implantado em fases e uso de tecnologias inéditas como tuneladoras de grande diâmetro capazes de escavar o corpo das estações, vias mais inclinadas para reduzir a profundidade das estações e até mesmo a implementação de elevadores de grande capacidade em algumas paradas.

A Acciona, no entanto, deverá apresentar uma proposta diferente ao governo, em que aproveita os dois tatuzões hoje usados na Linha 6 além de priorizar um traçado de 16 km mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.
A ideia é que a Linha 16-Violeta deixe de percorrer um traçado muito próximo ao da Linha 6-Laranja, e atender regiões mais ao sul, conectando-se com as linhas 1-Azul e 2-Verde em Ana Rosa em vez de Paraíso.