Sondagens de subsolo são vistas em trecho da Linha 16-Violeta

Local onde sondagens foram vistas na Rua Pedra Azul
Local onde sondagens foram vistas na Rua Pedra Azul (Google)

Apenas duas semanas após a construtora Acciona declarar seu interesse na Linha 16-Violeta do Metrô, uma equipe de sondagens de subsolo foi vista em um possível ponto onde o ramal passará.

Relato em rede social mostrou equipamentos na Rua Pedra Azul, próximo à esquina da Rua Ximbó, a poucos metros de onde poderá ser construída a estação Parque da Aclimação.

O local coincide com a revisão do traçado proposta pela empresa espanhola, que afastou a Linha 16 da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca.

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No mapa divulgado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o túnel por onde circularão os trens da linha cruzará justamente esse ponto.

Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16
Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16

A imagem vista pelo site não revela qualquer identificação da equipe que trabalha no local, portanto, há a possibilidade de as atividades não terem relação com o ramal metroviário.

Contatamos a SPI para confirmar se a Acciona já está realizando os estudos de campo previstos na MIP e atualizará a nota quando tiver uma resposta.

A Linha 16-Violeta teve um projeto diretriz preparado pelo Metrô há alguns anos. Nele, o traçado foi estabelecido entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes, com 32 km de extensão.

O estudo sugeriu que o ramal fosse implantado em fases e uso de tecnologias inéditas como tuneladoras de grande diâmetro capazes de escavar o corpo das estações, vias mais inclinadas para reduzir a profundidade das estações e até mesmo a implementação de elevadores de grande capacidade em algumas paradas.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

A Acciona, no entanto, deverá apresentar uma proposta diferente ao governo, em que aproveita os dois tatuzões hoje usados na Linha 6 além de priorizar um traçado de 16 km mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

A ideia é que a Linha 16-Violeta deixe de percorrer um traçado muito próximo ao da Linha 6-Laranja, e atender regiões mais ao sul, conectando-se com as linhas 1-Azul e 2-Verde em Ana Rosa em vez de Paraíso.

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