Tarcísio dá luz verde para projeto executivo da Linha 2-Verde até Guarulhos (Dutra)

A tuneladora Cora Coralina nesta terça-feira (Jean Carlos)

A esperada extensão da Linha 2-Verde até a futura estação Dutra, em Guarulhos, deve começar a sair do papel nos próximos meses.

Durante o evento de inicio das escavações pelo tatuzão “Cora Coralina” nesta terça-feira, 21, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou ter aprovado o início do projeto executivo do trecho a partir de Penha, a chamada fase 2.

Esse trecho inclui as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire. Os lotes já foram licitados em 2013 mas os contratos com os consórcios estão suspensos desde então.

O ex-governador João Doria (na época no PSDB) chegou a afirmar que daria a ordem de execução da fase 2 ainda em 2019, mas não houve ações nesse sentido.

O caminho das desapropriações da Linha 2 em Guarulhos

Questionado sobre prazos do novo trecho, Tarcísio afirmou que “durante o projeto executivo teremos uma ideia do cronograma de execucação dessa obra”. Ele manteve a previsão de inaugurar a primeira fase em duas etapas, a primeira em 2026 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda em 2027 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).

Tatuzão partirá entre quarta e quinta-feira

Embora a cerimônia de partida da tuneladora Cora Coralina esteja sendo realizada nesta terça-feira, o início das escavações deverá ocorrer entre amanhã (22) e quinta-feira (23), afirmou o governador.

Governador Tarcísio de Freitas: início da fase da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

A máquina fabricada na China ainda não estava no emboque do Complexo Rapadura, como se vê na imagem que abre este artigo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com o início dos trabalhos, São Paulo terá pela primeira vez três tatuzões de grande porte escavando simultâneamente o subsolo da capital. Já houve uma situação semelhante em meados da década passada, quando a Linha 5-Lilás foi expandida, porém, se tratavam de um TBM duplo e dois singelos, estes que escavam túneis de menor diâmetro.

A tuneladora da Linha 2, por sua vez, se somará aos dois tatuzões que estão em atividade na Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim.

Previous Post

Licitação de terceirização de atendimento no Metrô é suspensa por recurso

Next Post

Metroviários têm assembleia nesta quarta-feira, 22, para decidir sobre greve unificada no dia 28

Related Posts