Após ser cobrado pelo prefeito de Guarulhos, o governador João Doria confirmou nesta terça-feira (04) que a extensão da Linha 2-Verde até o munícipio será lançada ainda em 2019. Na segunda-feira, Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy anunciaram a retomada do projeto que levará a linha do metrô até a estação Penha da Linha 3-Vermelha.

Com isso, cinco estações previstas no projeto ficaram de fora – Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, terminal já dentro do município de Guarulhos. Além das paradas, o trecho prevê ainda o pátio Paulo Freire, onde ficará o maior centro de manutenção do ramal.

A promessa de levar o Metrô para Guarulhos é antiga e hoje envolve dois ramais – além da Linha 2-Verde há também a Linha 19-Celeste, que chegará à região central da cidade. No entanto, ambas exigem um investimento alto para saírem do papel. Apenas o trecho de 8,3 km até Penha prevê um custo de R$ 5,5 bilhões, segundo o governo.

“Vamos ter um outro ato, em algum momento, neste ano ainda, anunciando a segunda etapa até Guarulhos. Vai até Guarulhos”, afirmou Doria à imprensa. Hoje apenas a Linha 13-Jade chega ao município, porém, sem uma ligação direta com a região central da capital paulista. Com a segunda etapa da extensão da Linha 2-Verde, inclusive, será possível conectar o ramal da CPTM na estação Tiquatira e assim facilitar o acesso a outros ramais da rede metroferroviária.

À direita, o trecho que vai de Penha a Dutra e leva a Linha 2-Verde até Guarulhos (Arte sobre imagem do Metrô)

Reunião com empreiteiras

Enquanto não chega a vez de Guarulhos, a Linha 2 foi motivo de uma reunião entre o presidente do Metrô, Silvani Pereira, e as construtoras responsáveis pelos lotes da obra, entre elas a Mendes Júnior, construtora que venceu cinco dos oito leilões e que teve o contrato rescindido recentemente pelo governo do estado por não ter concluído sua parte no Rodoanel Norte.

Em vídeo postado nas redes sociais, o dirigente do Metrô confirmou que a nova estação Penha será conectada não apenas à Linha 3-Vermelha como também à Linha 11-Coral, da CPTM. Com isso, o Expresso Leste ganhará uma parada entre Coritnhians-Itaquera e Tatuapé e que deve facilitar o percurso de usuários que vêm de cidades como Suzano e Mogi das Cruzes e querem seguir até avenida Paulista, por exemplo. Hoje esse público precisa ir até a estação Luz e então optar pelas linhas 1 ou 4 para chegar até a Linha 2.

Silvani em reunião com os consórcios da extensão da Linha 2 (Instagram)

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020