Extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos será anunciada ainda em 2019, afirma Doria
Trecho final havia sido prometido pelo governador durante campanha, mas foi suprimido do anúncio de segunda-feira por questões orçamentárias

Após ser cobrado pelo prefeito de Guarulhos, o governador João Doria confirmou nesta terça-feira (04) que a extensão da Linha 2-Verde até o munícipio será lançada ainda em 2019. Na segunda-feira, Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy anunciaram a retomada do projeto que levará a linha do metrô até a estação Penha da Linha 3-Vermelha.
Com isso, cinco estações previstas no projeto ficaram de fora – Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, terminal já dentro do município de Guarulhos. Além das paradas, o trecho prevê ainda o pátio Paulo Freire, onde ficará o maior centro de manutenção do ramal.
A promessa de levar o Metrô para Guarulhos é antiga e hoje envolve dois ramais – além da Linha 2-Verde há também a Linha 19-Celeste, que chegará à região central da cidade. No entanto, ambas exigem um investimento alto para saírem do papel. Apenas o trecho de 8,3 km até Penha prevê um custo de R$ 5,5 bilhões, segundo o governo.
“Vamos ter um outro ato, em algum momento, neste ano ainda, anunciando a segunda etapa até Guarulhos. Vai até Guarulhos”, afirmou Doria à imprensa. Hoje apenas a Linha 13-Jade chega ao município, porém, sem uma ligação direta com a região central da capital paulista. Com a segunda etapa da extensão da Linha 2-Verde, inclusive, será possível conectar o ramal da CPTM na estação Tiquatira e assim facilitar o acesso a outros ramais da rede metroferroviária.

Reunião com empreiteiras
Enquanto não chega a vez de Guarulhos, a Linha 2 foi motivo de uma reunião entre o presidente do Metrô, Silvani Pereira, e as construtoras responsáveis pelos lotes da obra, entre elas a Mendes Júnior, construtora que venceu cinco dos oito leilões e que teve o contrato rescindido recentemente pelo governo do estado por não ter concluído sua parte no Rodoanel Norte.
Em vídeo postado nas redes sociais, o dirigente do Metrô confirmou que a nova estação Penha será conectada não apenas à Linha 3-Vermelha como também à Linha 11-Coral, da CPTM. Com isso, o Expresso Leste ganhará uma parada entre Coritnhians-Itaquera e Tatuapé e que deve facilitar o percurso de usuários que vêm de cidades como Suzano e Mogi das Cruzes e querem seguir até avenida Paulista, por exemplo. Hoje esse público precisa ir até a estação Luz e então optar pelas linhas 1 ou 4 para chegar até a Linha 2.

Me parece que agora as coisas estão sendo tratadas de uma maneira mais profissional.
Essa reunião com as construtoras é importante, pois não se sabe qual é a capacidade financeira da Mendes Junior de iniciar essas obras. (O Governo só desembolsa após a evolução da obra (a chamada “medição”) e não antes).
Importante notícia essa que a Linha 11-Coral vai ter conexão com a linha 2 em Itaquera, vai com certeza facilitar o deslocamento para a região central.
Se essa extensão realmente sair do papel, finalmente teremos uma rede de metro de alta capacidade interligando várias linhas. Teremos um remanejamento GIGANTESCO de deslocamento, desafogamento de linhas e tudo mais.
Vamos torcer pra que tudo dê certo, São Paulo precisa avançar em mobilidade.
Percebi q vai ainda vai valer a pena pegar a L3 na penha se você na região da vila formosa/vila carrão.
Excelente noticias ! espero que todas as obras comecem realmente em 2020 e terminem em 4 anos em 2024 !
Integraçao com a linha 13 JADE tambem precisa ser planejada em Tiquatira ou onde quer que esteja planejado pelo METRO + CPTM ! dai sim a linha 13 decola e pode triplicar o numero de passageiros que tem hoje !
Não é bem assim que funciona, levar a linha até guarulhos sozinha pode sim superlotar ela, mas é crucial levar ela até guarulhos por que ela vai precisar de um pátio, foi um anúncio desesperado mas eu acredito que essa extensão até penha n saia antes de pelo menos os túneis e o pátio estejam em condições de receber trens, pq segundo o anúncio do dória, compraram mais 22 trens para a L2 Verde e mesmo com os três estacionamentos planejados (em Vila Prudente, complexo rapadura e penha) não há espaço para mais doq 8 trens, além disso a linha pode sim conseguir suprir essa demanda justamente por causa desses estacionamentos, e levando em conta que a L2 já funciona perfeitamente com CBTC ela com certeza irá dar conta da demanda.