A despeito da realização de uma cerimônia na terça-feira, 21 de novembro, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e várias autoridades no Complexo Rapadura, a tuneladora “Cora Coralina” ainda não havia iniciado as escavações até este final de semana.
O tatuzão fabricado na China será responsável por abrir os túneis da expansão da Linha 2-Verde até Penha, com oito estações. Durante o evento há quase uma semana, Tarcísio afirmou que o equipamento começaria a escavar na quarta ou quinta-feira.
Entretanto, imagens que circulam em redes sociais mostram que a tuneladora de 500 toneladas mal saiu do lugar desde então. Apenas no final de semana foi possível constatar que a roda de corte está posicionada no emboque da vala, de onde iniciará a escavação.
O Consórcio CML2, responsável pela obra, abriu também uma pequena vala na lateral do poço para descarregar o material escavado e onde ele será colocado em caminhões. O local, no entanto, estava completamente vazio no domingo 26.

O início de escavações com máquinas TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina de escavar túneis) é normalmente uma operação demorada e que envolve uma lista enorme de procedimentos de segurança.
Tuneladora da Linha 5-Lilás também atrasou
Pode-se dizer que o consórcio foi bastante célere em preparar o tatuzão para o início do trabalho em cerca de seis meses desde sua chegada ao Brasil. No entanto, a escolha da data para “oficializar” o começo da escavação tem mais verniz político do que técnico.
Muitas vezes é preciso obedecer à agenda do governo e com isso o que se vê não é exatamente a realidade. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, ao SE Aquinos, primeira parada da máquina.

A tuneladora romperia a parede do poço próximo à Marginal Tietê no dia 2 de fevereiro de 2022, quando o então governador João Doria (à epoca no PSDB) estaria presente. No entanto, a máquina havia concluído a escavação um dia antes.
Sabe-se disso porque foi na fatídica data que houve o rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp, que inundou os túneis e os tatuzões e atrasou o trabalho em seis meses.

Um caso notório ocorreu em setembro de 2013, quando o atual vice-presidente Geraldo Alckmin participou de um evento semelhante, de partida tatuzão da Linha 5-Lilás do poço VSE Bandeirantes.
A máquina era a mesma usada pela Odebrecht na Linha 4-Amarela e e foi adaptada para escavar o trecho entre a Avenida Bandeirantes e as imediações da estação Chácara Klabin.
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A cerimônia de partida da tuneladora ocorreu em 11 de setembro daquele ano, mas ela só chegou à estação Eucaliptos quase cinco meses depois. Detalhe: o caminho era de menos de 500 metros.
Na prática, o “shield” ficou vários dias parado antes de começar de fato a escavar. Acredita-se que no caso da Linha 2-Verde essa espera possa acabar já nesta semana.
