Tatuzão da Linha 2-Verde ainda não havia partido quase uma semana após cerimônia com governador

A tuneladora Cora Coralina na semana passada e do lado esquerdo o poço onde haverá o despejo do material escavado (iTechdrones)

A despeito da realização de uma cerimônia na terça-feira, 21 de novembro, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e várias autoridades no Complexo Rapadura, a tuneladora “Cora Coralina” ainda não havia iniciado as escavações até este final de semana.

O tatuzão fabricado na China será responsável por abrir os túneis da expansão da Linha 2-Verde até Penha, com oito estações. Durante o evento há quase uma semana, Tarcísio afirmou que o equipamento começaria a escavar na quarta ou quinta-feira.

Entretanto, imagens que circulam em redes sociais mostram que a tuneladora de 500 toneladas mal saiu do lugar desde então. Apenas no final de semana foi possível constatar que a roda de corte está posicionada no emboque da vala, de onde iniciará a escavação.

O Consórcio CML2, responsável pela obra, abriu também uma pequena vala na lateral do poço para descarregar o material escavado e onde ele será colocado em caminhões. O local, no entanto, estava completamente vazio no domingo 26.

A acabeça de corte já estaria “encostada” na parede do poço (iTechdrones)

O início de escavações com máquinas TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina de escavar túneis) é normalmente uma operação demorada e que envolve uma lista enorme de procedimentos de segurança.

Tuneladora da Linha 5-Lilás também atrasou

Pode-se dizer que o consórcio foi bastante célere em preparar o tatuzão para o início do trabalho em cerca de seis meses desde sua chegada ao Brasil. No entanto, a escolha da data para “oficializar” o começo da escavação tem mais verniz político do que técnico.

Muitas vezes é preciso obedecer à agenda do governo e com isso o que se vê não é exatamente a realidade. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, ao SE Aquinos, primeira parada da máquina.

Tatuzão Sul da Linha 6 após acidente que inundou túneis escavados em 2022 (Reprodução/Redes sociais)

A tuneladora romperia a parede do poço próximo à Marginal Tietê no dia 2 de fevereiro de 2022, quando o então governador João Doria (à epoca no PSDB) estaria presente. No entanto, a máquina havia concluído a escavação um dia antes.

Sabe-se disso porque foi na fatídica data que houve o rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp, que inundou os túneis e os tatuzões e atrasou o trabalho em seis meses.

Tatuzão da Linha 5-Lilás ficou um bom tempo parado após “partida oficial” em 2013 (CMSP)

Um caso notório ocorreu em setembro de 2013, quando o atual vice-presidente Geraldo Alckmin participou de um evento semelhante, de partida tatuzão da Linha 5-Lilás do poço VSE Bandeirantes.

A máquina era a mesma usada pela Odebrecht na Linha 4-Amarela e e foi adaptada para escavar o trecho entre a Avenida Bandeirantes e as imediações da estação Chácara Klabin.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A cerimônia de partida da tuneladora ocorreu em 11 de setembro daquele ano, mas ela só chegou à estação Eucaliptos quase cinco meses depois. Detalhe: o caminho era de menos de 500 metros.

Na prática, o “shield” ficou vários dias parado antes de começar de fato a escavar. Acredita-se que no caso da Linha 2-Verde essa espera possa acabar já nesta semana.

YouTube video

Previous Post
Sétimo trem da Série 8900 (Divulgação)

Pela primeira vez, ViaMobilidade conseguiu cumprir meta de recebimento de trens

Next Post

Governo volta a decretar ponto facultativo nesta terça, em meio a greve no Metrô e CPTM

Related Posts