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Tatuzão da Linha 2-Verde conclui escavações da primeira fase de expansão

Cora Coralina chegou ao poço VSE Falchi Gianini nesta sexta-feira, 30. Equipamento será desmontado nos próximos meses para ser levado para Penha

Tatuzão "Cora Coralina" chega ao VSE Falchi Gianini
Tatuzão "Cora Coralina" chega ao VSE Falchi Gianini (CMSP)

A tuneladora “Cora Coralina”, da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, concluiu nesta sexta-feira, 30, a escavação dos túneis da primeira fase da expansão do ramal.

Maior tatuzão já utilizado na América Latina, o equipamento chegou ao poço VSE Falchi Gianini, onde será desmontado e levado para a estação Penha, para iniciar a escavação da segunda fase até o Complexo Rapadura.

Nessa primeira “perna” de montagem de aduelas de concreto, o tatuzão chinês percorreu um trajeto de 4,5 km de extensão e montou 3,7 km de túneis. Ela havia partido do mesmo Complexo Rapadura no final de 2023.

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No caminho, passou pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato antes de concluir seu trabalho. O trecho entre a última estação e o VSE foi de 332 metros, com 35 mil m³ de terra retirada, e 291 anéis de concreto instalados desde sua partida em 24 de abril.

Ao todo foram retirados 394 mil m³ de terra e posicionandos 2.456 anéis de concreto.

Tatuzão será remontado na estação Penha (iTechdrones)

180 dias para levar tatuzão até Penha

Segundo o Metrô, o processo de desmontagem e retirada das peças da tuneladora levará até 180 dias, o que sugere que o começo da segunda fase ocorrerá em meados de 2026. A próxima etapa inclui as estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

A companhia reafirmou a previsão de inauguração da primeira fase em 2027 e da segunda fase em 2028. Há ainda uma terceira fase prevista, entre Penha e Dutra (Guarulhos) que será tarefa de outro tatuzão da mesma fabricante de Cora Coralina, a CREG.

Ele deve chegar ao Brasil em novembro de 2025 e partir também no ano que vem.

 

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Deivid
Deivid
1 dia atrás

Gente 180 dias para levar esse Tatuzão para Penha é absurdo!!!!!

Andre
Andre
1 dia atrás
Responder para  Deivid

Isso em si nao é absurdo. Absurdo é a logística total: monta o tatuzao, desmonta, monta denovo, tudo isso apenas pra ligar a Vila Prudente até a Penha. E da Penha ate Gru mais 3 tatuzões…. Isso sim é absurdo!

Lucas
Lucas
1 dia atrás
Responder para  Andre

Realmente a logística não foi das melhores, mas não serão três tatuzões da Penha até Dutra, será um único.

Ivo
Ivo
1 dia atrás
Responder para  Deivid

Não é não. A tuneladora precisa ser desmontada, transportada, remontada, revisada e testada antes de prosseguir nos escavação do trecho até Penha.

Absurdo seria gastar mais desapropriação de terrenos para o canteiro da tuneladora e que o Metrô não iria aproveitar depois.

Sérgio Tomasoni
Sérgio Tomasoni
1 dia atrás

Realmente, é uma obra grandiosa! Depois de pronta, parece tudo simples, mas o tempo que se leva para desapropriações, escavações, concretagem, obras civis, instalações elétricas, trilhos, testes de trens, etc vão anos e na média, pelo menos uns 4 anos. Mas o longo tempo, em que pese a impaciência de alguns, é para um bem maior que permanecerá para sempre. A cidade de SP daqui a uma década será a principal da América Latina servida por estações de metrô quase de ponta a ponta.

Última edição 1 dia atrás por Sérgio Tomasoni