ViaQuatro tem lucro de R$ 765 milhões em 2023 após reequilíbrio de contrato da Linha 4-Amarela

Balanço divulgado pela CCR revela aumento na receita da empresa em 68,7% no ano passado, atingindo R$ 1,6 bilhões. Número de passageiros transportados também subiu no período
ViaQuatro obteve lucro em 2023 (Jean Carlos)
ViaQuatro obteve lucro em 2023 (Jean Carlos)

Dando sequência à análise do balanço da CCR, neste artigo comentamos sobre a ViaQuatro, que no ano passado fechou com saldo positivo, tanto em número de passageiros transportados como em receita auferida.

Confira os principais resultados da Linha 4-Amarela durante o ano anterior. Os dados foram extraídos do balanço do 4T23 do Grupo CCR.

Passageiros transportados

A ViaQuatro registrou aumento no número de passageiros transportados. Com uma variação de 14,2%, a concessionária atendeu 190,3 milhões de passageiros.

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Os dados apontam 11,8% de aumento nos passageiros integrados e de 30,6% dos passageiros exclusivos, ou seja, aqueles que entram diretamente pelas estações da Linha 4-Amarela.

A tarifa média que a ViaQuatro recebeu por cada passageiro transportado subiu em 7,4%, saindo de R$ 3,40 para R$ 3,60. Cabe citar que o modelo de remuneração da Linha 4-Amarela tem valores diferentes para passageiros integrados e passageiros exclusivos, estes últimos se convertem em maior remuneração para a empresa.

Passageiros transportados na Linha 4-Amarela (CCR)
Passageiros transportados na Linha 4-Amarela (CCR)

Receita

A ViaQuatro obteve aumento das receitas metroviárias da ordem de 15,6% em 2023, atingindo R$ 811,5 milhões contra R$ 700,2 milhões do ano anterior.

Analisando os dados mais profundos, observa-se aumento das receitas tarifárias de 22,4% e queda na receita de mitigação, que é a garantia de demanda dada pelo governo, de 10,2%.

As receitas acessórias também tiveram queda. O valor registrado em 2023 foi de R$ 53,8 milhões, 11,4% a menos do que em 2022.

Receitas totais da Linha 4-Amarela (CCR)
Receitas totais da Linha 4-Amarela (CCR)

Destaca-se de forma bastante evidente os ativos financeiros, que tiveram aumento de 286,4%, atingindo R$ 742,9 milhões. Este valor é reflexo do equilíbrio econômico do contrato firmado no ano passado. Com isso, a receita bruta da Linha 4-Amarela foi de R$ 1,6 bilhão em 2023, um aumento de 68,7%.

Lucro

Com todos os resultados expostos, a ViaQuatro obteve em 2023 um lucro de R$ 765,4 milhões. O saldo patrimonial é de R$ 3,8 bilhões em ativos e R$ 2,1 bilhões em passivos com patrimônio líquido de R$ 1,6 bilhão.

Ativos, passivos e lucro (CCR)
Ativos, passivos e lucro (CCR)

A subsidiária integral da Linha 4-Amarela, a Four Trilhos, obteve lucros importantes. A empresa responsável por cuidar das receitas comerciais da concessionária obteve saldo positivo de R$ 47,9 milhões em 2023.

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26 comments
  1. Esse é o liberalismo que a turma gosta.
    A empresa é liberal para lucrar e socialista para dividir os prejuizos com o contribuinte.

    1. O preço médio de 3,70 por passageiro para operar a linha eh muito barato se comparado ao custo do Metrô q deve estar em torno de 5 reais ou mais.

      1. Em 2022 a tarifa média do Metrô foi de R$ 2,07. Vamos esperar a divulgação do Relatório Administrativo de 2023 para saber quanto foi a tarifa média. No caso dos R$ 3,60, é um valor alto. A Linha Amarela é uma linha curta, com poucas estações, poucos funcionários, um fator de renovação alto, uma pendularidade baixa e um alto nível de automatização. Na reportagem mesmo mostra que a tarifa média da Linha 5-Lilás, que tem características quase que opostas à Linha Amarela, a tarifa média foi de R$ 2,50. E vale ressaltar que o Metrô não opera apenas. Ele planeja, gerencia, fiscaliza, faz a pesquisa OD…

        1. Mesmo assim, 3,60 eh muito em conta para o governo do que pagar mais q 5 para ter a linha operada por funcionários concursados. Se vc levar em conta q esse valor tbm paga os trens, a rede aérea e a sinalização, sim, fica muito em conta para o governo.

          1. No caso, se você não leu direito o comentário anterior, o Metro ganha 2,07 por passageiro, a Via 4 ganha 3,60. Não é quase 5 para ter linha operada por concursados…

          2. Correção: A tarifa média de operação do Metrô seria 4,12 reais, e não 5 como eu havia dito. Se dividirmos 3,3 Bilhão pelo 800 milhões de passageiros transportados em 2022, chegamos a esse valor.

          3. Não, meu caro, você continua equivocado. A tarifa média do Metrô em 2022 foi de R$ 2,07. Inclusive foi esse mesmo site MetrôCPTM que revelou o valor. Pesquise aí. R$ 2,07 para pagar os trens, alimentação, sinalização (como vc disse), além do planejamento, fiscalização, pesquisa OD, etc…

            Mas enfim, segue aí em seu devaneio…

          4. pelo seu comentário, percebe-se que o problema não é quanto o governo gasta, mas gastar com o “funcionário concursado”.

            pelo visto você deve ser a favor do trabalho escravo. um prato de comida tá bom demais para o trabalhador, né?

      2. Em 2022 a tarifa média do Metrô foi de R$ 2,07. Vamos esperar a divulgação do Relatório Administrativo de 2023 para saber quanto foi a tarifa média. No caso dos R$ 3,60, é um valor alto. A Linha Amarela é uma linha curta, com poucas estações, poucos funcionários, um fator de renovação alto, uma pendularidade baixa e um alto nível de automatização. Na reportagem mesmo mostra que a tarifa média da Linha 5-Lilás, que tem características quase que opostas à Linha Amarela, a tarifa média foi de R$ 2,50. E vale ressaltar que o Metrô não opera apenas. Ele planeja, gerencia, fiscaliza, faz a pesquisa OD…

      3. O preço médio é calculado em cima dos valores recebidos dos passageiros exclusivos e integrados. Até o ano passado a CCR recebia pelos integrados 6,32, bem acima da tarifa anterior de 4,40. Com a correção monetária prevista em contrato mais os 0,40 por passageiro que a via 4 receberá pelo reequilíbrio econômico-financeiro reclamado por eles pela diminuição de demanda na pandemia(pasmem!), a diferença a maior para a CCR tende a aumentar.

      4. Caro, Thiago, eh incorreto basear-se apenas nesse 2,07 advindo do bilhete único, pois existe ainda a tarifa advinda do cartão TOP, dos idosos e dos estudantes, além dos repasses feitos pelo governo. Para saber o custo médio da tarifa do Metrô, o mais correto eh pegar o custo operacional e dividi-lo pelo total de passageiros transportados. Foi o que eu fiz. E vc pode conferir aí. 3,3B dividido por 800M vai dar 4,12. Esses números são públicos, e temos matérias sobre o balanço 2022.

        1. Eric, esse seu cálculo não faz sentindo, porque não é simplesmente pegar o número de passageiros e dividir pela valor arrecadado, existe um negócio chamado câmara de compensação, onde é colocado todo o valor arrecadado e é feita uma divisão da tarifa, onde a prioridade é sempre da ViaQuatro (CCR) e o Metrô e CPTM acabam por ficar com os prejuízos. Dê uma pesquisada sobre isso e você vai entender.

          1. Caro, Carlos, acho q vc se equivocou em seu comentário. O meu cálculo não divide o valor arrecadado pelo número de passageiros. O meu cálculo dividiu o custo operacional do Metrô pelo número de passageiros. E assim chegamos ao preço médio de 4,12.

        2. Apenas acrescentando alguns pontos a esta discussão.

          Segundo o relatório integrado de 2022 (https://www.metro.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/relatorio-integrado-2022.pdf) em sua página 373 o Metrô teve receita operacional bruta de R$ 2,228 bi.
          Ainda ainda mais profundamente, nas receitas pagas pelo passageiro, são contabilizadas R$ 1,641 bi de receita tarifária e R$ 321 milhões em ressarcimentos (gratuidades e beneficios).
          A pagina 41 do relatório indica a oferta do serviço, que foi de 794,2 milhões de passageiros em 2022.

          Fazendo algumas contas, chegamos a estes números:
          Considerando receita bruta – R$ 2.228.644.000/794.200.000 pass = R$ 2,806/pass
          Considerando receita tarifária + ressarcimento – R$ 1.962.780.000/794.200.000 pass = R$ 2,471/pass
          Considerando apenas receita tarifária – R$ 1.641.332.000/794.200.000 pass = R$ 2,066/pass

          1. Obrigado, por discriminar os cálculos, Jean Carlos, mas faltou acrescentar o prejuízo do Metrô em 2022. Para sabermos o custo do Metrô para o Estado devemos somar a receita com o prejuízo, pois este tbm eh custo. E se não me engano, o custo operacional total em 2022 foi de 3,3B.

          2. Neste caso, considerando os custos por passageiro, o calculo realmente muda.
            Alias, se aplica aqui uma nova métrica que merece ser apreciada com mais detalhes. Afinal, este tipo de indicador traz uma noção maior sobre eficiência da empresa.

  2. isso não é liberalismo. Esse contrato feito desse jeito é uma herança do vice do Lula que ta la na vice presidencia. 😉

    1. De fato, meu amigo, esse contrato de concessão não eh liberal, até porque a concessionária fica refém da regulação do Estado. Não sei como ainda não ficou claro q ela eh apenas uma prestadora de serviço.

    2. Alckmin é liberal até o talo, sempre defendeu uma proposta econômica com protagonismo de mercado privado e diminuição do peso estatal na economia, que quando usado deveria ser para beneficiar o mercado privado e defende-lo. Só por que se aliou com o petismo e não com o bolsonarismo na última eleição, não quer dizer que não seja liberal.

      1. Caro, Carlos, acho q vc se equivocou em seu comentário. O meu cálculo não divide o valor arrecadado pelo número de passageiros. O meu cálculo dividiu o custo operacional do Metrô pelo número de passageiros. E assim chegamos ao preço médio de 4,12.

      2. é que na cabeça do povo, Lula é comunista do partido bolchevique.

        Alckmin é liberal, o próprio Lula é liberal. quem está patrocinando a privataria de Tarcísio em SP é o governo federal do Lula. sem esse apoio, Tarcísio não vai nem na esquina.

        a diferença é que Lula e o PT tem 1% de ações voltadas ao campo social. coisa que nem os outros partidos conseguem ter. o casamento lula Alckmin foi um casamento de interesses, Alckmin foi jogado aos ostracismo pelo PSDB depois que dória tomou o partido de assalto, e Lula precisava ganhar confiança (e votos!) do público mais conservador, principalmente do interior do estado de SP.

  3. Recebendo R$6,3229 por passageiro, fica fácil ter lucro. O Estado desembolsa um valor maior que a tarifa devidamente paga para que o usuário utilize a linha 4.

  4. mais de 700 milhões de LUCRO pra a gente entrar num trem de manha cedo todo sujo, fedido… to fld da linha amarela mesmo!! e nao deixa de ser diferente na linha 8… ja cansei de ver trem vomitado saindo de Itapevi de manha com vômito da noite anterior…

  5. Interessante q após revelarmos que a Viaquatro estava recebendo 6,32 por passageiro exclusivo, eles resolveram omitir esse dado e publicar apenas a média entre passageiro exclusivo e integrado… interessante…

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