O maior tatuzão já encomendado na América Latina está começando a tomar forma no fundo da vala do Complexo Rapadura, na Zona Leste de São Paulo. O equipamento fabricado na China pela empresa CREG escavará cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha.
Encomendada pelo Consórcio CML2, a tuneladora chegou ao país em maio e dias depois começou a ser levada em comboios até o canteiro de obras no Jardim Têxtil.
A surpresa é que a empresa já deu início ao içamento da parte frontal do tatuzão mesmo com a laje de fundo da vala ainda incompleta.
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Imagens das primeiras peças montadas surgiram nas redes sociais em dias recentes. O CML2 está usando os serviços da Locar, empresa que deslocou um dos seus enormes guindastes para realizar a transferência dos equipamentos até a posição de partida.

Segundo relatos do Metrô, a meta é iniciar as escavações dos túneis até o final deste ano. O tatuzão seguirá no sentido de Vila Prudente passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato até chegar ao VSE Falchi Gianini.
Lá a máquina será desmontada e transportada para a Vala Penha onde então será preparada para a segunda etapa de escavações. Com 11,66 metros de diâmetro, o TBM (Tunnel Bore Machine em sua denominação em inglês) supera o tatuzão usado nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio, até então o maior já usado no Brasil.
A extensão da Linha 2-Verde até Penha tem previsão de ser entregue em 2026.