Tatuzão da Linha 2-Verde parte da China e deve chegar ao Brasil em maio

Navio que transporta a tuneladora saiu do porto de Taicang, na China, nesta terça-feira, e deve chegar a Santos em 5 de maio, segundo consórcio
Tatuzão da Linha 2-Verde está a caminho do Brasil (CREG)

O tatuzão “Cora Coralina”, que irá escavar cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde do Metrô partiu nesta terça-feira, 14, do porto de Taicang, na China, em direção ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Consórcio CML2, responsável por essa parte da obra de expansão.

A previsão, segundo a empresa, é que a tuneladora fabricada pela CREG chegue ao Porto de Santos em 5 de maio, após paradas em Dalian, Zhangiajang e Rio Grande. Todo o conjunto pesa nada menos que 2.740 toneladas que foram embarcadas nos últimos dias no navio Leopold Staff, de bandeira de Malta.

O percurso da embarcação pode ser acompanhado em tempo real no site Vessel Finder.

O cronograma do navio que traz o tatuzão (CML2)

Duas etapas de escavação

Com diâmetro de 11,66 metros, ela será a maior tuneladora já usada no país, superando a máquina da alemã Herrenknecht que escavou os túneis da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A expectativa é que após o desembarque, em maio, os 17 containers e 25 componentes sejam transportados por caminhões até o Complexo Rapadura, na Zona Leste, onde a máquina será montada para iniciar a primeira etapa de escavação.

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O CML2 planeja dar início a essa etapa por volta de agosto e que compreende abrir os túneis do trecho onde estão as estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Após isso, ele será desmontado e remontado na Vala Penha, de onde sairá em direção ao Complexo Rapadura, passando por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

O Metrô estima que a extensão da Linha 2-Verde ficará pronta em 2026.

Colaborou SPYimby

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6 comments
    1. As vezes pode ser difícil reusar os tatuzões por que cada uma é feito customizado pra o tipo de solo que vai ser encontrado na escavação da linha, as vezes dá, as vezes não dá, na linha 6 por exemplo eles até precisaram de 2 TBMs já que o trecho norte da linha tem solo rochoso e o trecho sul tem solo mole.

  1. Às vezes, tais máquinas podem sim serem usadas em outras obras, pois no caso mais recente da rede metroviária aqui aconteceu com o tatuzão da Linha 04 sendo usado na Linha 05 entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, mas com um aumento do diâmetro da roda de corte porque os túneis duplos da Linha 05 são ligeiramente mais largos do que os da Linha 04 e isso vai de acordo com o gabarito dinâmico dos trens. Por falar nisso, os trens do Metrô Rio são de bitola larga iguais aos do Metrô de São Paulo das linhas 01, 02 e 03, mas o túnel duplo escavado em shield da Linha 02 será um pouco mais largo que o da Linha 04 do Metrô Rio e acredito que seja mais por causa das passarelas de emergência, que aqui são um tanto mais largas, pois o gabarito dos trens são muito parecidos de ambos os sistemas.

  2. Será que esse TBM será utilizado na extensão Penha – Dutra?
    Já seria uma economia gigantesca e traria mais agilidade, pois a máquina já estará aqui no país.

  3. E o antigo TBMs que trabalhou na escavação da linha 2 ?
    Caso estiver inoperante, não pode ser 90% “retificado” trazendo assim economia p/ o país?

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