A partida oficial da tuneladora sul da Linha 6-Laranja na quinta-feira (16) não foi um ato simbólico, ao contrário de outras ocasiões. A máquina comandada pela Acciona, de fato, já está trabalhando num ritmo bastante significativo, quatro dias após o evento que teve a presença do governador João Doria, conforme o site apurou.
Um vídeo não oficial postado no Youtube nesta segunda-feira (20) mostra o “tatuzão” retirando um volume considerável de material do subsolo. O equipamento ainda não havia começado o revestimento dos túneis, o que só ocorrerá após mais alguns metros, porém, a contagem de aduelas montadas na parte exterior sugere que ele se deslocou cerca de 9 metros nos últimos dias.
O dado estimado é baseado na presença de cinco novas aduelas, além das duas que estavam montadas quando o shield começou a funcionar. Cada anel de concreto possui 1,8 metro de largura, segundo a Acciona, daí a estimativa de 9 metros (1,8 m x 5) feita pelo site.
Até que atinja uma altura no túnel onde pode iniciar a montagem das aduelas, o tatuzão utiliza um anteparo metálico (estrutura na cor laranja) onde os anéis de concreto são apoiados e servem para que a máquina possa avançar na retirada de terra.
Vale lembrar que a construtora estima avançar diariamente entre 10 e 11 metros em média. Por conta disso, o tatuzão ainda deve acelerar seu ritmo nas próximas semanas, já que o início da escavação é geralmente mais lento.
A constatação que a tuneladora está de fato trabalhando parece óbvia mas não é. A Odebrecht, que liderava o consórcio que escavou os túneis da Linha 5-Lilás entre o Campo Belo e a estação Chácara Klabin, ficou meses ajustando o tatuzão após o então governador Geraldo Alckmin realizar a partida simbólica da máquina.
Uma das possíveis explicações para a celeridade do processo pode envolver a modalidade de PPP (Parceria Público-Privada), que rege a construção e operação da Linha 6.

Diferentemente da Linha 5, cujas obras eram contratadas pelo Metrô com consórcios, a Linha Laranja é de responsabilidade total da Acciona, que tem interesse em conclui-la o quanto antes, a fim de iniciar a operação e consequente arrecadação com tarifas e outros serviços associados.
A empresa trabalha com um cronograma bastante justo, que prevê a inauguração do ramal de 15,3 km em outubro de 2025. Para isso, é fundamental não perder tempo, meta que o tatuzão parece já ter colocado em prática.