Tatuzão Norte chega à estação Brasilândia e é o primeiro a concluir escavações em São Paulo

Estação Brasilândia
Estação Brasilândia (iTechdrones)

O Tatuzão Norte da Linha 6-Laranja é o primeiro de três equipamentos em atividade em São Paulo a concluir sua escavação.

A máquina já está na Estação Brasilândia e aguarda a visita do governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira, 4, para derrubar a última parede e chegar ‘oficialmente’ ao local.

Com o encerramento da montagem dos túneis, a tuneladora de origem chinesa será desmontada na parte sul da estação e suas içadas para serem armazenadas para uma eventual nova tarefa.

A Linha Uni, concessionária responsável pela obra, deve concluir a escavação com o Tatuzão Sul nas próximas semanas. “Maria Leopoldina”, como foi batizado, está próximo da estação São Joaquim e de lá terá apenas mais uma etapa até um poço de ventilação na região.

Tatuzão Norte chegou à estação Maristela em novembro de 2024

812 dias em atividade

O Tatuzão Norte partiu das imediações do VSE Tietê em 15 de novembro de 2022 com uma tarefa mais complicada. Ele iria avançar sobre rocha e também encontrar desafios geológicos pelo caminho.

Não foi por menos que o TBM acabou passando por alguns percalços como solapamentos de solo em seu percurso.

A Acciona, construtora que lidera o projeto, teve que mudar sua estratégia algumas vezes como na estação Maristela, que recebeu blocos provisórios de concreto para manter a estabilidade do terreno.

No fim o tatuzão escavou por volta de 4,5 km de túneis em 812 dias, o que confere uma média de avanço diário de 5,5 metros. Os dados oficiais devem ser divulgados pelo governo nesta terça.

Previous Post
Passarela rua do Bucolismo (CPTM)

Com alto grau de degradação, CPTM removerá passarela histórica da região do Brás

Next Post

Extensão da Linha 15-Prata para Hospital Cidade Tiradentes surge em documento do Metrô

Related Posts