O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, responsável por abrir os túneis do ramal no sentido da Brasilândia, teve seus trabalhos suspensos no sábado (24) por conta de o piso da Avenida Miguel Conejo ter cedido na altura do número 850.
O local fica a cerca de 260 metros da estação João Paulo I, próxima parada da tuneladora. Por conta da fragilidade do terreno na área, a Acciona solicitou à CET que interditasse a área de forma preventiva.
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Segundo a empresa, “trata-se de uma ação normal, parte das medidas de controle que a equipe técnica da obra desenvolve ao longo de todo o traçado da Linha 6 – Laranja”.
A equipe técnica da concessionária “está acionando poço de rebaixamento do lençou freático” para reforçar o solo e permitir que a tuneladora retome o trabalho. De acordo com a Linha Uni, isso deve ocorrer na próxima semana.

Solo rochoso
O Tatuzão Norte iniciou suas escavações a partir do VSE Tietê em novembro do ano passado. No final de janeiro atingiu a estação Freguesia do Ó, mas o avanço no sentido de João Paulo I tem sido bem lento, com problemas afetando imóveis pelo caminho.
Este equipamento foi fabricado para abrir túneis em rocha, cuja atividade é mais lenta. A Acciona, responsável pela obra do ramal, prevê uma velocidade média de 9 metros por dia. Ele terá que percorrer ao todo cerca de 5 km, até a estação Brasilândia. A previsão é que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2026.
O canal Linha 6 Laranja registrou a interdição na Avenida Miguel Conejo:
