Tatuzão Norte chegou à estação Itaberaba da Linha 6-Laranja

Imagens mostram tuneladora na entrada do túnel de plataforma da futura estação, que está parcialmente preenchida com um material para estabilizar o subsolo
Tatuzão Norte chega à estação Itaberaba, ainda a parcialmente escavada, segundo relatos (Reprodução)

Sem cerimônia, faixas e presença do governador Tarcísio de Freitas: esse foi o cenário da chegada do Tatuzão Norte à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado na sexta-feira, 1º de março.

Segundo registros de funcionários da obra tocada pela Acciona, a tuneladora atingiu o túnel de plataforma da futura estação da Linha 6-Laranja,- nesta segunda-feira, 4, a LinhaUni confirmou a informação.

Como mostram imagens compartilhadas desde sexta-feira, o equipamento aparece com metade da roda de corte exposta.

O motivo, segundo a empresa explicou ao site, trata-se da “Falha Geológica Itaberaba”, que motivou a Acciona a executar um processo chamado de “túnel de tratamento com seção parcialmente preenchida”.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Confira o avanço do Tatuzão Norte até Itaberaba

“O avanço da tuneladora por seções de túnel parcialmente preenchidas foi uma metodologia previamente planejada e a operação de chegada ocorreu dentro dos parâmetros previstos”, disse nota da LinhaUni ao site.

O shield, como também é chamado, partiu da estação João Paulo I no final de outubro, mas a data exata não foi informada. Ele teria levado pouco mais de quatro meses para concluir esse trecho.

Segundo cálculos aproximados deste site, o Tatuzão Norte teve um avanço bem mais veloz do que nas etapas anteriores. Teriam sido mais de 7 metros de montagem de túneis por dia contra 5 metros no trecho anterior.

Vale lembrar que a tuneladora que segue no sentido norte está escavando em rocha, cujo avanço é mais lento.

Acima o túnel de plataforma preenchido e abaixo o trecho oposto, já sendo finalizado (LinhaUni)

 

Faltam duas estações para que a tuneladora norte conclua sua escavação: Vila Cardoso e Brasilândia. A partir dela os túneis estão sendo abertos pelo método NATM até o Pátio Morro Grande.

A concessionária planeja inaugurar o trajeto entre Brasilândia e Água Branca dentro de pouco mais de dois anos, ou seja, por volta do segundo trimestre de 2026.

Nota do editor: este artigo foi atualizado e corrigido por afirmar erroneamente que a tuneladora havia chegado à estação Itaberaba com a escavação ainda incompleta quando na verdade isso fazia parte da técnica de avanço da tuneladora. Pedimos desculpas aos leitores.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. Extremamente lamentavel que a tuneladora chegue a uma estacao incompleta e nao possa prosseguir com seu trabalho, atrasando desnecessariamente o termino da linha!

    1. @Ricardo

      Vocês tem de ter mais cuidado ao fazerem juizos de valor sem entenderem o metodo construtivo de obras complexas.

      Usar como fonte fóruns deveria ser de evitar, tendo em conta a reputação positiva que o “metrocptm” têm como um local com um jornalismo equilibrado.

      Na próxima semana vão passar vergonha quando a TBM estiver dentro do poço principal da Estação, exatamente como previsto, com uma produtividade media global (como dizem) superior ao trecho anterior.

      Extremamente lamentável é este tipo de artigos sensacionalistas.

    2. Não é lamentável, aquele túnel não é da plataforma da estação como o site disse, diferente das outras estações Itaberaba tem o poço principal na ponta leste da plataforma, esse túnel foi previamente escavado por conta de uma falha geológica na região, é muito possível que esse túnel tenha sido escavado como um método de reforçar o solo previamente portanto oficialmente o tatuzão não chegou as plataformas da estação itaberaba, ele deve seguir escavando até atingir o poço principal, numa obra envolvendo tatuzão e escavações tão complexas nada é feito sem planejamento, cada movimento milimetricamente errado pode significar um grande acidente, certamente esse foi um movimento calculado

  2. realmente vai demorar um pouco pra sair de itaberaba mas até dezembro de 2024 tem tempo de sobra pra tuneladora norte chegar em Brasilândia se a parte norte da linha for escavada ate dezembro desse ano dá pra sonhar com abertura parcial da linha em 2026.Agora queria. mesmo saber quando a tuneladora sul vai partir pra Faap Pacaembu.

    1. As obras atrasariam de qualquer maneira. As escavações de Itaberaba são em uma área com falha geológica. Não pode correr com solos com esse tipo de problema.

  3. Bem estranho que a parte da Itaberaba e do Hospital Penteado ( acho meio que engraçado o nome, por que não considero aquela região, área do “Penteado”, mas..) esteja nesse nível. Sendo que as outras estejam até perto do excelente em termos de progresso.

  4. O problema não vai ser sair de Itaberaba, mas sim chegar a Vila Cardoso, a obra ali está extremamente atrasada, vai ser um gargalo da obra.

Comments are closed.

Previous Post
Portas de plataforma na estação Patriarca da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Linha 3-Vermelha operará com velocidade reduzida neste domingo, 3, até às 15h

Next Post
Leilão do Trem Intercidades foi um sucesso? (Jean Carlos)

Leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas: sucesso ou motivo de preocupação?

Related Posts