Secretário de Tarcísio prevê Linha 6-Laranja abrindo parcialmente em abril de 2026

Ramal como um todo deverá começar a operar um ano depois, em abril de 2027, disse Rafael Benini, chefe da Secretaria de Parcerias em Investimentos
Túnel de plataforma da Estação PUC-Cardoso de Almeida (GESP)

Durante a cerimônia de chegada do Tatuzão Sul à estação PUC-Cardoso de Almeida, nesta quarta-feira (31), o secretário de Parcerias de Investimento (SPI), Rafael Benini, fez uma previsão mais precisa sobre a inauguração da Linha 6-Laranja.

Segundo ele, o primeiro trecho, entre Brasilândia e Água Branca, com sete estações, será aberto em abril de 2026. A linha completa, com mais oito estações até São Joaquim, começará a operar um ano depois, em abril de 2027.

O ramal subterrâneo de metrô terá 15,3 km de extensão e será operado pela LinhaUni, concessionária que tem a Acciona como maior acionista. A previsão é que atraia 630 mil usuários por dia quando estiver em plena operação.

A opção por uma inauguração parcial é prevista em contrato desde que ela tenha conexão com o restante da malha metroferroviária.

Isso ocorrerá na estação Água Branca, onde hoje há uma parada da Linha 7-Rubi, da CPTM. O projeto, no entanto, prevê a integração também com a Linha 8-Diamante, que hoje não tem uma estação no local.

As duas fases de inauguração da Linha 6-Laranja (Arte sobre imagem da LinhaUni)

Há, contudo, indefinições preocupantes nesse sentido já que a LinhaUni apenas fará um acesso para a futura estação integrada das linhas 7 e 8.

A tarefa de construir uma nova estação deverá ficar a cargo da empresa que vencer o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas. O certame ocorrerá em 29 de fevereiro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A despeito da previsão, as obras da Linha 6-Laranja ainda podem sofrer algum atraso diante da situação da estação 14 Bis.

As obras no local está em ritmo extremamente lento em virtude de escavações arqueológicas.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Parece que esses serão os próximos passos a serem dados. O governo estadual também parece ter aprendido a lição levando em conta a linha 5-Lilas que começou a ser construída da a partir do bairro e ficou isolada do sistema durante anos…

  2. Bizarro que a estação Água Branca ficará a cargo da futura concessionária da Linha 7. A partir do momento que a Linha 6 passaria por ali, era “natural” que a Acciona construísse uma nova parada para os trens.

    1. Entendi que a Acciona é responsável apenas pela estação do metrô e pelo acesso… a a estação integrada das linhas 7 e 8 seria a cargo da concessionaria…. provavelmente será feito uma transferência provisória enquanto a estação integrada de trem não estiver pronta. Se a nova concessionaria contratar a Acciona para tanto pode ser que saia a tempo.. quem sabe

  3. Acredito que o atraso da obra da estação 14 Bis é mais culpado pelo atraso do que o incidente com a tubulação. Agora qual a necessidade de atrasar a obra em mais um ano por conta de meia dúzia de cacos de porcelana???

  4. O caso 14 bis pode ser feito como foi com a estação SÉ na linha Azul . passavamos de trem com a estação em obras, apenas no trecho a velocidade era reduzida , outra coisa o solo do lado norte é diferente do solo do lado sul, porisso pode haver algum atraso.

  5. Não é possível que essa empresa aí das escavações da 14 Bis vai levar mais de 1 ano para resolver isso. Qual o tamanho do terreno que estão analisando ?
    Como pode o IPHAN, Ministério Público, ONGs e essa empresa A Lasca quererem suspender a retirada do material ?
    Depois as ONGs não sabem porque não gostam delas, pergunta lá na ZN se querem que essa obra atrase.
    Porque quando estavam enterrados ninguém ligava pra esses artefatos e depois que começou a obra aí todo mundo corre pra dizer que tem que preservar… Impressionante como fazem de tudo para atrapalhar.

    1. ah claro, porque está tendo atrasos porque os órgãos querem atrasar a obra que só tem a melhorar a cidade, santa ignorância viu, se soubessem do sitio arqueológico na área já teriam feito essa escavação né seu asno

Comments are closed.

Previous Post
Tatuzão Cora Coralina: novo recorde (CMSP)

Tatuzão da Linha 2-Verde avançou 230 metros e chegará em Vila Formosa em março

Next Post
Policia militar reforçará contingente de segurança nas estações (GESP)

Metrô e CPTM renovam convênio para segurança das estações junto à Polícia Militar por R$ 24,8 milhões

Related Posts