Linha 6-Laranja: Tatuzão Norte deverá passar cerca de seis meses escavando novo trecho

Equipamento tem previsão de partir de Itaberaba no final de abril e chegar à estação Vila Cardoso apenas em novembro

Tatuzão Norte na estação Itaberaba (GESP)
Tatuzão Norte na estação Itaberaba (GESP)

O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, deve retomar as escavações no fim de abril, segundo a assessoria da Linha Uni. A tuneladora chegou à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado na sexta-feira, 1º de março. Com isso, terá uma pausa para manutenção de quase 2 meses.

Em média, o tempo de pausa entre os trechos escavados é de cerca de um mês, quando são realizados serviços de manutenção no equipamento, além do arraste da máquina até o ponto de emboque.

No entanto, recentemente tivemos casos em que os outros tatuzões que estão em atividade na cidade de São Paulo ficaram menos tempo parados, como o da Linha 2-Verde e o Tatuzão Sul da própria Linha 6-Laranja.

A concessionária não explicou a razão do maior tempo de paralisação, mas por outro lado previu que o tatuzão chegará na estação Vila Cardoso apenas em novembro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Serão aproximadamente 6 meses de trabalho entre uma estação e outra. Considerando uma distância de 1,1 km entre as estações, o tatuzão deve registrar uma média avanço diário de 6 metros.

Tatuzão Norte levará cerca de seis meses para chegar à estação Vila Cardoso
Tatuzão Norte levará cerca de seis meses para chegar à estação Vila Cardoso

Na etapa anterior, entre as estações João Paulo I e Itaberaba, o Tatuzão Norte realizou uma média de avanço de 7 metros de montagem de túneis por dia.

Como se sabe, o trecho por onde a tuneladora trabalha é formado por um solo rochoso além de falhas geológicas, que tornam a atividade mais desafiadora.

Ainda assim, o Tatuzão Norte pode concluir seu trabalho antes do Tatuzão Sul, que ainda tem um longo caminho pela frente. Há apenas duas estações até o fim das escavações, já no sentido sul será preciso atingir FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. A máquina ainda escavará mais um trecho de túneis até um poço de ventilação, onde será desmontada.

Posts Similares

8 Comentários

  1. Essas extensões devem estar em estudo ainda e ainda devem levar anos para saírem, visto que as extensões da L4 e L5 foram prometidas a muitos anos e até agora nenhuma novidade

    1. A extensão da linha 4 já está quase saindo, é mais questão de burocracia para poder começar a obra.

  2. Que pena! seria muito bom que chegasse na. ultima estaçao Brasilândia até Dezembro de 24.Existe mesmo uma distancia maior entre estaçao Itaberaba e Vila Cardoso,mas nao pensei que fosse demorar tanto!Essa parte da escavaçao deve ter muita rocha.Estaçao Brasilandia deve ficar pra 2025.

  3. Quase certeza que esse tempo maior de espera é por conta do atraso da Vila Cardoso que está bem atrás do estado que deveria estar por ser a próxima parada, além da manobra de mover as estacas do prédio que vai estar próximo do trajeto do tatuzão

Os Comentários estão Encerrados.