TIC Sorocaba: governo estuda estações em Mairinque, Barueri e Alumínio
Segundo secretário de Parcerias em Investimentos, sugestões colhidas na consulta e audiências públicas estão sendo avaliadas no projeto

O Trem Intercidades Eixo Oeste, entre São Paulo e Sorocaba, poderá ganhar novas estações intermediárias, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos.
Segundo Rafael Benini, as sugesões colhidas durante a consulta pública e três audiências públicas estão sendo avaliadas e podem mudar o projeto do serviço.
Entre os pedidos estão novas estações para o serviço parador: em Alumínio, Mairinque e Barueri.
O governo do estado propõe o trem regional com dois tipos de serviço, o expresso, parando apenas nos terminais Sorocaba e Água Branca, e o parador, com quatro estações intermediárias, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba.

As duas últimas permitiriam conexões com a Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, além de Água Branca, onde haverá seis outros serviços de trens.
Mais estações, menos atratividade
Durante a audiência pública em Sorocaba, políticos da região pediram que o TIC pare em Alumínio e Mairinque, argumentando que elas têm demanda e importância histórica nos trilhos da antiga ferrovia Sorocabana.
Barueri, por sua vez, seria uma adição oportuna ao permitir uma ligação mais rápida com a Linha 9-Esmeralda, que deve atender a região.
Benini também citou pedidos de mudanças no layout da estação de São Roque e também alterações no traçado do trem regional.

Durante o encontro, representante do governo afirmou que a inclusão de mais estações faria o serviço perder o sentido já que a viagem levaria mais tempo e deixaria de ser vantajosa comparada a ônibus e automóveis.
O governo espera finalizar e publicar edital do TIC Eixo Oeste no terceiro trimestre para realizar o leilão no final do ano.
Se fizer essas três estações no trecho atual do TIC Oeste, talvez a perda não seja tão grande e as estações históricas ficariam num possível trem turístico.
Sim, nisso concordamos. Há demanda regional e basta a Artesp fazer integrações com o sistema de ônibus.
Acho que o governo poderia colocar mesmo como trem turistico diario, ou ate 3x ao dia para atender a demanda regional de alguma forma verificar a demanda, que como todos os estudos mostram, sao baixos para um trem desses.
Mas se sair um turistico assim, diario, o serviço for bom e conectado as cidades com parada do TIC, seja expresso ou parador, deve funcionar melhor como um catalizador de demanda a medio prazo, mas isso é só uma hipotese, tem muitos detalhes a se ver
A ideia do trem turístico tem um pormenor. Acho que a priore o ideal é fazer o serviço regional funcionar. Serviços turísticos tem demanda, mas agora com a bagunça das privatizações, me pergunto como ficou o Turístico da CPTM. Algo que na verdade a própria CPTM sempre cogitou fazer o ramal até Mairinque, mas o governo fazia corpo mole e São Roque ficou ora ajudando, ora implicando com a ideia.
Barueri só faria sentido nesse TIC se fosse Alphaville e retirassem Carapicuíba. Se for pra ter Barueri e Carapicuíba nesse TIC perderia o sentido, como o próprio secretário disse e além de tudo prejudicaria a demanda da própria linha 8 diamante. Não sei porque estão bagunçando esse projeto e levando a sério opinião de gente que não entende do assunto.
Mas há demanda entre RM Sorocaba e Alphaville/Barueri. Tanto que só notar o movimento de fretados, dado que não há linha oficial Artesp ligando.
Espero que na estação destinada a atender Alphaville seja pensado estrutura como hotel e grande estacionamento
Barueri ou Antônio João. Antonio João a propósito tem espaço livre pois originalmente iam fazer o terminal do possível corredor Barueri Cajamar, só que provavelmente este projeto foi descartado. Do lado sul de Antônio João, que é área militar, originalmente era um conjunto de prédios mas foi desativado e demolido.
A linha 8 deveria ir até Mairinque e aí ser um ponto de integração entre o TIC e a linha 8 e além disto poderia ter um TIC entre Mairinque e Campinas que iria passar em cidades importantes como Itu, Salto e Indaiatuba.
3 estações implicaria em no máximo uns 5min a mais no trajeto, é mto irrisório perto da atratividade de ligar as duas pontas da linha
Para que a Estação de Mairinque fosse contemplada nesse projeto seria necessário uma integração intermodal para aumentar a demanda e justificar o investimento como um Terminal Rodoviário Intermodal a exemplo da Barra Funda.
Mairinque apesar de ser uma cidade de densidade pequena, é caminho da Raposo e próximo a Araçariguama, Itu e Piedade.
Dado que o interesse é que existam os serviços paradores e expressos, basta ter horários diferentes entre expressos diretos e expressos de centro de cidade.
Isso é o que aconteceu quando a SPI tenta projetar algo. Só erros e projetos ruins. São Paulo ainda vai pagar caro por desmontar sua infraestrutura de planejamento de transportes.