TIC Sorocaba: governo estuda estações em Mairinque, Barueri e Alumínio

Segundo secretário de Parcerias em Investimentos, sugestões colhidas na consulta e audiências públicas estão sendo avaliadas no projeto

Antiga estação de Mairinque
Antiga estação de Mairinque (Lucas Rio)

O Trem Intercidades Eixo Oeste, entre São Paulo e Sorocaba, poderá ganhar novas estações intermediárias, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos.

Segundo Rafael Benini, as sugesões colhidas durante a consulta pública e três audiências públicas estão sendo avaliadas e podem mudar o projeto do serviço.

Entre os pedidos estão novas estações para o serviço parador: em Alumínio, Mairinque e Barueri.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O governo do estado propõe o trem regional com dois tipos de serviço, o expresso, parando apenas nos terminais Sorocaba e Água Branca, e o parador, com quatro estações intermediárias, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba.

Estações previstas no TIC Sorocaba (GESP)

As duas últimas permitiriam conexões com a Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, além de Água Branca, onde haverá seis outros serviços de trens.

Mais estações, menos atratividade

Durante a audiência pública em Sorocaba, políticos da região pediram que o TIC pare em Alumínio e Mairinque, argumentando que elas têm demanda e importância histórica nos trilhos da antiga ferrovia Sorocabana.

Barueri, por sua vez, seria uma adição oportuna ao permitir uma ligação mais rápida com a Linha 9-Esmeralda, que deve atender a região.

Benini também citou pedidos de mudanças no layout da estação de São Roque e também alterações no traçado do trem regional.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)

Durante o encontro, representante do governo afirmou que a inclusão de mais estações faria o serviço perder o sentido já que a viagem levaria mais tempo e deixaria de ser vantajosa comparada a ônibus e automóveis.

O governo espera finalizar e publicar edital do TIC Eixo Oeste no terceiro trimestre para realizar o leilão no final do ano.