VÍDEO: Com 81% de conclusão, estação Santa Marina ganha contornos finais
Estação da Linha 6-Laranja terá imensa cobertura e passarelas metálicas para atender demanda da região

Nesta semana, a Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, atualizou o avanço da obra, onde três estações passaram de 80% de execução.
Além de Perdizes, a mais adiantada, e Água Branca, a estação Santa Marina aparece com 81,42% de trabalhos concluídos.
Ela já foi a mais avançada entre as 15 estações da primeira fase, porém, segundo os critérios da Linha Uni ficou um pouco atrás das vizinhas.
Como MetrôCPTM mostrou recentemente, no entanto, o interior de Santa Marina já mostra sinais de acabamento, algo que até agora não foi visto em Água Branca e Perdizes.
Do lado de fora, o avanço também é grande, como revelou o canal iTechdrones em um vídeo aéreo.

Passarela decepciona
Se por dentro Santa Marina passa uma ótima impressão na escolha de materiais e no espaço generoso, na superfície a estação terá uma aparência um pouco decepcionante.
O projeto foi pensado com o uso massivo de estruturas metálicas e, talvez o que mais incomode, a enorme passarela que liga o entorno da praça Dr. Pedro Corazza.

Essa opção torna Santa Marina uma estação de acesso único ao subsolo, mas que tem dimensões grandes e um teto envidraçado central para oferecer iluminação natural.
Na lateral há um lance de escada fixa e rolantes para chegar à passarela enquanto duas outras entradas já ganham seus contornos finais. Possivelmente, com o trabalho de paisagismo, o local fique menos ‘pesado’ quando a obra for inaugurada.

No fundo do canteiro chama a atenção o edifício técnico, que abriga equipamentos e que também dá a entender que terá um acabamento aquém do esperado.
Ao seu lado há uma grande claraboia que leva luz solar até o nível das plataformas. Uma das imagens revela os trilhos ainda em fixação no nível de plataformas.

Linha 20-Rosa será vizinha
A estação Santa Marina talvez não tenha uma grande demanda de passageiros no início, mas seu futuro é promissor.
Primeiro porque a tendência é que haja uma verticalização do entorno, atraindo mais pessoas pela facilidade oferecida pela Linha 6-Laranja.
O segundo motivo é que está prevista ao seu lado uma estação da Linha 20-Rosa, o que criará um ponto de conexão importante em direção ao sul da capital e também o ABC Paulista. Mas isso apenas na próxima década.

Tenho pra mim que é quase um erro de projeto uma estação subterrânea ter acessos por passarelas.
Lucas, você não deve morar na região da Freguesia do Ó, Lapa ou Água Branca.
Independentemente se é erro de projeto um detalhe simples se a passarela é subterrânea ou não, o que importa mesmo é algo maior, é esta Linha 6-Laranja que vai facilitar a vida de milhões de pessoas que poderão se deslocar com menos tempo de casa para o trabalho ou para os estudos em uma região onde o transporte público por ônibus é muito ruim, principalmente na Freguesia do Ó devido o formato de suas avenidas e ruas.
A passarela ser subterrânea ou não é um detalhe muito pequeno perto da grandeza e importância da Linha 6-Laranja.
Concordo que tanto faz ser subterrâneo ou passarela, porém na minha opinião tem que ser bonito e estético e está horrível.
Nada que não possa ser resolvido, vide a estação Vila Olímpia que foi transformada pelo paisagismo.
Mas essa é uma estação nova, já deveria inaugurar bonita. A Linha 5 – Lilás nos deixou mal-acostumados.
???
Não disse nada contra a linha, nem de seus benefícios. Mas a passarela tem diversos impactos negativos, a supressão da praça (que será refeita, mas de outra forma), a poluição visual, o sombreamento (principalmente a noite), e, infelizmente, atraem lixo, usuários de droga e moradores de rua para sua parte de baixo. Não é um mero “detalhe”, nem perfeccionismo.
A escolha por passarela geralmente é feita por conta da geologia ou interferência na construção, eu acho um absurdo terem destruído a vegetação da região por conta da passarela, não precisava de nada disso, mas a região parece ter algum problema geológico próximo do prédio da unip, algo q comprova isso é a curva enorme q a L6 faz na região sendo q poderia passar quase numa reta até água branca
Horrenda essa passarela. Não tem o mínimo sentido usar uma passarela pra acessar uma estação subterrânea, as pessoas vão preferir atravessar a rua do que fazer essa volta enorme.
Esperar os semáforos fecharem ou usar a passarela?
Fazer vários e longos acessos subterrâneos não faz o menor sentido. Por isso que nenhuma estação do metrô segue mais esse modelo.
Acesso subterrâneo é bem melhor que passarela, porém é melhor ter a ponte do que não ter nada, como em Vila Prudente da Linha 2, por exemplo.
A maioria das estações da linha terá acessos subterrâneos. 14-Bis terá quatro, por exemplo. Na extensão da linha verde a mesma coisa.
Posto de Combustível Santa Marina está ficando bonito.
Meus comentários não estão mais sendo publicados. Será que fui bloqueado?
Chamada fala em estacao Santa MARINHA, e não MARINA,favor corrigir! grato
Ai, ai, que deslize! Obrigado por avisar!
Ricardo, sabe dizer se projeto prevê uma área recuada na frente ou na lateral das estações para carros e táxis que vem deixar ou pegar passageiros, em especial nessa futura estação Santa Marina?
Vejo essa questão em várias estações de metrô onde parece que não pensaram nisso, e os motoristas não tem outra opção a não ser parar na faixa de ônibus ou em cima de uma ciclo faixa, bloqueando o trânsito, enquanto os passageiros descem ou entram no carro.