TIC Sorocaba pode ter trens ‘push-pull’ ou de dois andares

Futura concessionária terá de encomendar 17 composições para operar serviço entre a capital e a cidade do interior

Trens do TIC Sorocaba poderão ter dois andares e locomotivas
Trens do TIC Sorocaba poderão ter dois andares e locomotivas (Alstom)

O segundo trem regional do estado de São Paulo pode ser um serviço diferente do que veremos no Trem Intercidades São Paulo-Campinas.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos deixou os requerimentos de material rodante mais abertos a fim de permitir soluções inéditas no Brasil.

Isso significa na prática que o TIC Eixo Oeste (SP-Sorocaba) poderá utilizar trens de dois andares (double decker) e até mesmo modelos “push-pull”.

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Esse tipo de trem possui um carro-motor em uma das pontas que empurra ou puxa (daí o termo) os demais carros de passageiros. Pode ter ou não alimentação elétrica.

Trem regional da fabricante chinesa CRRC

Compatibilidade com rede ferroviária

A futura concessionária do TIC para Sorocaba terá de encomendar 17 novos trens para operar o serviço, que terá uma viagem expressa e talvez uma opção paradora.

As unidades deverão contar com passagem livre entre os carros (gangway), mas com portas e também não possuírem degraus.

Itens como lavabos, sistema multimídia, Wi-Fi, tomadas USB e de energia e ar-condicionado estão entre as exigências.

Para possibilitar que acesse toda a malha sobre trilhos herdada da CPTM as composições terão a bitola de 1.600 mm, tração elétrica de 3,0 kVcc (caso opte por essa tecnologia) e sistema de sinalização padronizado, neste caso o ETCS.

As informações sobre as opções de material rodante foram reveladas nos documentos do edital e que podem passar por modificações.

A vantagem dos trens de dois andares reside em necessitar de plataformas menores, mas são unidades pouco comuns entre os fabricantes.

Nota do editor: o termo push-pull foi corrigido por ter informado erroneamente se tratar de locomotivas.

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10 Comentários

  1. Não vejo a hora de começar a operar esses trens.
    Com certeza irei utilizar para conhecer todas as linhas.
    Isso significa uma evolução enorme no estado de São Paulo.

    1. Tem push-pull com diesel tbem. Dá uma olhada em canais de viagens no exterior.

      Em alguns lugares, dependendo da infra, viagens de mais de 1 dia e operadora diferente, pode ser trocado no meio da viagem um trem de tração elétrica via catenária por uma diesel elétrica. E há trens com tecnologia dupla tbem.

  2. Poderiam também projetar a expansão da linha 8 até Mairinque. Aliás no tempo da FEPASA havia trens metropolitanos até Mairinque.

    1. mas pelo que vi, eles irão utilizar a malha da antiga fepasa entao ira passar por Mairinque.

  3. essa questão do material Rodante é o de menos. o que mais impressiona é o projeto como um todo que é uma tremenda gambiarra. esses caras do governo do Estado estão brincando de ferrorama. já não basta o tic eixo norte , agora esse projeto totalmente feito nas coxas e nas pressas

    1. Sim, exatamente. Tou achando que tá muita falação e pouca ação. Ainda mais para quem não conhece a situação geral. Não tem área suficiente e não tem como desapropriar do jeito que eles imaginam.

  4. Este tipo de trem é muito comum nos EUA e Canadá, pode haver grande possibilidade dele funcionar bem no Brasil, pelo fato das ferrovias brasileiras e norte americanas terem certa semelhança.

  5. fazer desapropriação é fazer gasto a toa, já existe um traçado que foi abandonado a anos, é só renovar as linhas e estações. o trem já fazia esse caminho até meados dos anos 90, a infra estrutura está pronta mas se fala muito e ñ fazem nada.

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