TIC Trens deverá construir “Super Estação Água Branca” com investimento de R$ 1,1 bilhão

CMCP deliberou pela aprovação do investimento contingente que prevê a ampliação da atual estação para receber a linha 9-Esmeralda e o futuro TIC Sorocaba, além da operação das linhas 7-Rubi e 8-Diamante.
A nova estação trará inúmeras melhorias para a mobilidade na Zona Oeste

A Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) deliberou pela assinatura do segundo termo aditivo de contrato para a concessionária TIC Trens referente a inclusão dos investimentos contingentes da Estação Água Branca.

O investimento contingente do Empreendimento EST 002 – Estação Água Branca está previsto na cláusula 49.10, item iii, do contrato de concessão que estabelece a ampliação da estação que deverá atender, além dos serviços das linhas 7-Rubi e 8-Diamante, a Linha 9-Esmeralda e o futuro TIC Eixo Oeste.

Modelo da "nova estação" da Linha 7-Rubi (Reprodução)
Modelo da Estação Água Branca (Reprodução)

O projeto de grande porte foi acidentalmente apresentado nas redes sociais por membros da concessionária durante uma apresentação fechada. A estação será bastante robusta e contará com diversas plataformas, além de uma grande cobertura preparada tanto para os trens metropolitanos e os futuros trens intercidades.

Clausula 49.10 prevê os investimentos contingente (SPI)
Clausula 49.10 prevê os investimentos contingente (SPI)

O projeto, segundo a deliberação, deverá ter custo estimado de R$ 1,1 bilhão que deverá ser recomposto para a concessionária a título de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

O valor, porém, deverá ser apurado com maior acurácia após a apresentação dos projetos definitivos.

Deliberação da CMCP para a o investimento contingente e o segundo termo aditivo (SPI)
Deliberação da CMCP para a o investimento contingente e o segundo termo aditivo (SPI)

Hub ferroviário

A implantação da “Gare de Água Branca” representa um passo importante para a descentralização das conexões sobre trilhos nas três principais estações centrais: Barra Funda, Luz e Brás.

Com sua capacidade praticamente no limite, tais estações não dispõe mais de espaço físico para a adoção de novos serviços. Neste sentido, a ampliação da Estação Água Branca prevista no contrato de concessão deverá sanar muitas das questões de espaço existentes nas linhas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O grande desafio da engenharia no local será o uso dos espaços existentes, tanto na faixa de domínio quanto fora das áreas da concessão para promover uma ampliação de grande porte.

Projeto conceitual de Água Branca (CPTM)
Projeto conceitual de Água Branca (CPTM)

O projeto oficial da TIC ainda não foi apresentado ao público. A CPTM já trabalhou em algo similar no passado com uma ampliação da Estação Água Branca que passaria a atender as linhas 7, 8 e 9 do trem metropolitano.

Total
0
Shares
4 comments
  1. Com as novas estações Lapa; Água Branca; Bom Retiro e Cerealistas (Pari) entregues, as três estações clássicas terão seu merecido descanso.

    A única nova super estação sem uma conexão com o Metrô é Bom Retiro, algo que pode ser modificado se estenderem a Linha 22 – Marrom até lá.

  2. Eu não sei quanto a vocês, mas se não fosse por regras ridículas importas pelos órgãos de tombamento histórico, como o IPHAN, seria uma ótima ideia tambem de criar um túnel entre as estações Júlio Prestes e Luz, ajudaria a desafogar mais a estação da Luz e da Barra-Funda, e com a estação Agua Branca fazendo esse grade Hub entre as linhas 6-Laranja,7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e TIC Oeste São Paulo-Sorocaba, uma conexão direta da Luz com Júlio Prestes daria uma grande melhorada no deslocamento, mas tambem outra estação tem que estar incluída no futuro das linhas paulistas, a estação Bom Retiro, conectando as linha 8-Diamante,10-Turquesa e 11-Coral, quem sabe também, uma conexão com a linha 7-Rubi, no meu ponto de vista, com uma plataforma central que sirva de transferência da linha 7-rubi para a linha 10-Turquesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Vice-governador Felício Ramuth (Flow News)

Concessão de todas as linhas do Metrô “não será possível na nossa gestão”, diz vice de Tarcísio

Next Post
Um dos três veículos do Aeromovel próximo ao ponto de ônibus da GRU Airport

Aeromovel deve ter operação plena apenas no 2º semestre, diz vice-governador

Related Posts