A Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) deliberou pela assinatura do segundo termo aditivo de contrato para a concessionária TIC Trens referente a inclusão dos investimentos contingentes da Estação Água Branca.
O investimento contingente do Empreendimento EST 002 – Estação Água Branca está previsto na cláusula 49.10, item iii, do contrato de concessão que estabelece a ampliação da estação que deverá atender, além dos serviços das linhas 7-Rubi e 8-Diamante, a Linha 9-Esmeralda e o futuro TIC Eixo Oeste.

O projeto de grande porte foi acidentalmente apresentado nas redes sociais por membros da concessionária durante uma apresentação fechada. A estação será bastante robusta e contará com diversas plataformas, além de uma grande cobertura preparada tanto para os trens metropolitanos e os futuros trens intercidades.

O projeto, segundo a deliberação, deverá ter custo estimado de R$ 1,1 bilhão que deverá ser recomposto para a concessionária a título de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
O valor, porém, deverá ser apurado com maior acurácia após a apresentação dos projetos definitivos.

Hub ferroviário
A implantação da “Gare de Água Branca” representa um passo importante para a descentralização das conexões sobre trilhos nas três principais estações centrais: Barra Funda, Luz e Brás.
Com sua capacidade praticamente no limite, tais estações não dispõe mais de espaço físico para a adoção de novos serviços. Neste sentido, a ampliação da Estação Água Branca prevista no contrato de concessão deverá sanar muitas das questões de espaço existentes nas linhas.
O grande desafio da engenharia no local será o uso dos espaços existentes, tanto na faixa de domínio quanto fora das áreas da concessão para promover uma ampliação de grande porte.

O projeto oficial da TIC ainda não foi apresentado ao público. A CPTM já trabalhou em algo similar no passado com uma ampliação da Estação Água Branca que passaria a atender as linhas 7, 8 e 9 do trem metropolitano.
Com as novas estações Lapa; Água Branca; Bom Retiro e Cerealistas (Pari) entregues, as três estações clássicas terão seu merecido descanso.
A única nova super estação sem uma conexão com o Metrô é Bom Retiro, algo que pode ser modificado se estenderem a Linha 22 – Marrom até lá.
Com o desvio das vias da linha 8 no futuro seria possivel a extensão a linh 3 até água branca.
mais fácil levar a L3 pra Pompeia do que lotar mais a Água Branca
Eu não sei quanto a vocês, mas se não fosse por regras ridículas importas pelos órgãos de tombamento histórico, como o IPHAN, seria uma ótima ideia tambem de criar um túnel entre as estações Júlio Prestes e Luz, ajudaria a desafogar mais a estação da Luz e da Barra-Funda, e com a estação Agua Branca fazendo esse grade Hub entre as linhas 6-Laranja,7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e TIC Oeste São Paulo-Sorocaba, uma conexão direta da Luz com Júlio Prestes daria uma grande melhorada no deslocamento, mas tambem outra estação tem que estar incluída no futuro das linhas paulistas, a estação Bom Retiro, conectando as linha 8-Diamante,10-Turquesa e 11-Coral, quem sabe também, uma conexão com a linha 7-Rubi, no meu ponto de vista, com uma plataforma central que sirva de transferência da linha 7-rubi para a linha 10-Turquesa