O presidente da CPTM, Pedro Moro, compartilhou imagens dos trabalhos de preparação para as obras do novo túnel de ligação entre a centenária estação da Luz e a parada de mesmo nome da Linha 4-Amarela.
Segundo o executivo, o Consórcio Construtor Túnel Estação Luz está na fase de instalação do canteiro de obras antes que a escavação tenha início.
“O pessoal está trabalhando no levantamento topográfico, içamento de treliças, locação dos pontos de rede de água, esgoto e águas pluviais e na confecção dos quadros de energia”, disse Moro.
Com 124 metros de comprimento e 9 metros de largura, novo túnel fará a ligação das plataformas da estação da Luz com a Linha 4, percorrendo um caminho diferente, por baixo da Avenida Cásper Líbero. Quando ficar pronto em agosto de 2024, o projeto não apenas permitirá separar os fluxos de passageiros como também ampliar o acesso Cásper Líbero.
O Consórcio Construtor Túnel Estação Luz foi contratado pela CPTM por R$ 60 milhões. Além da obra do túnel, a empresa também fará intervenções na plataforma central, que ganhará escadas rolantes e fixas além de outros itens de acessibilidade a fim de reorganizar todo o fluxo de passageiros.
A estação da Luz passa ainda por outras obras, entre elas a implantação de um acesso à Sala São Paulo e a instalação de uma passarela de saída para o Bom Retiro, recém inauguradas, além da reforma e ampliação da Plataforma 5 para receber o Expresso Aeroporto. A previsão é que a partir de 2024 a Linha 13-Jade e a Linha 11-Coral sejam estendidas até a Palmeiras-Barra Funda enquanto a Linha 7-Rubi deixará de chegar até Luz.
