A partir do dia 26 de dezembro, próxima terça-feira, até o dia 25 de fevereiro de 2024, o trecho entre as estações Brás e Tatuapé, da Linha 12-Safira, da CPTM, ficará completamente interditado para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás.
Por conta da complexidade das atividades, que exigem intervenções na rede aérea e em sistemas de circulação, a interdição é a forma mais ágil de executar os serviços na região. O período apresenta menor movimento por conta das férias, reduzindo o impacto na operação.
“As melhorias feitas em toda a extensão da Linha 12-Safira já reduziram o tempo de viagem de 63 para 53 minutos, mas por conta das restrições nas proximidades da Estação Brás, as composições não conseguem circular em velocidade normal no trecho. Com o Travessão em X, essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará”, explicou Pedro Moro, presidente da CPTM
Durante estes dois meses, as transferências na estação Tatuapé, com a linha 3-Vermelha, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM, estarão abertas em toda a operação comercial gratuitamente. A CPTM também acionará o sistema de ônibus gratuito PAESE para cobrir o trecho durante este período.

Os novos AMVs formarão um “X” permitindo que os trens da Linha 12-Safira utilizem quase simultaneamente as plataformas 6 e 7 da Estação Brás, melhorando a circulação no trecho entre Tatuapé e Brás.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em 2022, a estatal realizou testes que demonstraram a eficiência na instalação destes aparelhos. Neste período, os trens chegavam e partiam apenas da plataforma 6. “O teste foi essencial para termos certeza da necessidade de implantação do X e os benefícios que ele traria”, disse Paulo Mota, Gerente de Circulação da CPTM.