A chegada das Linhas 11-Coral e 13-Jade à estação Palmeiras-Barra Funda requer a preparação de diversos sistemas. Um destes é o sistema de sinalização que permitirá o tráfego de trens em velocidades de até 90 km/h em intervalos de 3 minutos.
O sistema de sinalização do trecho entre Luz e Barra Funda até então está alocado na área correspondente a Linha 7-Rubi. Este fato dificulta muito a operação dos trens das Linhas 11 e 13 de forma sinérgica.
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Para solucionar este problema, a CPTM resolveu remodelar o sistema de sinalização na região e criar o Domínio Barra Funda da Linha 13-Jade. Em suma, agora será possível controlar o tráfego de trens na região sem depender dos controladores da Linha 7-Rubi.

Para isso a CPTM refez a lógica dos circuitos de vias na região, onde o trem tem autorização de trafegar. Novos equipamentos como máquinas de chave e travessões foram incorporados.
Todos os equipamentos utilizados, apesar de terem uma aparência rudimentar (leia-se aqui eletromecânico) são todos eletrônicos. Uma série de equipamentos fazem a detecção do trem no circuito, inibindo o tráfego dos trens subsequentes, promovendo sua segurança.
O sistema de intertravamento microprocessado simplifica as operações e através de controladores lógicos consegue realizar todo o processamento para garantir a segurança do sistema.
O local onde estão alocados todos os equipamentos é chamado de “house”. Nela também está alocado o Painel de Controle Local (PCL) que permite o comando da sinalização no caso do CCO ter restrições para tal.
O sistema empregado foi desenvolvido pela Hitachi Rail, controladora da antiga Ansaldo e da Union Switch & Signal Co., empresa que implantou os primeiros sistemas de sinalização de concepção moderna nas linhas ferroviárias de São Paulo, ainda no modelo CTC.
No campo, ou seja, na via, existem diversos outros equipamentos que foram implantados como sinaleiros LED de dois focos, bobinas de impedância, e caixas de locação que armazenam equipamentos locais. Todos estes itens possuem dispositivos de segurança anti-furto para evitar qualquer ação maliciosa.
A Linha 7-Rubi também foi beneficiada no pacote, já que as vias foram completamente remodeladas, o trecho também ganhou o intertravamento microprocessado, mais confiável e de resposta rápida.
O foco atual da CPTM está nos testes de comissionamento do sistema com a avaliação das principais características inerentes à segurança. O intervalo mínimo a ser alcançado na região será de três minutos nos horários de pico.
