Trem da série 2500 realiza viagem de teste entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda

Prevista para o segundo semestre, extensão da Linha 13-Jade deve facilitar atendimento ao Aeroporto de Guarulhos
Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)
Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)

Com vista à expansão dos serviços, a CPTM já está realizando testes de comissionamento da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda. O terminal intermodal deverá receber o novo atendimento já no segundo semestre de 2023

Segundo postagem do presidente da CPTM, Pedro Moro, em suas redes sociais, é possível visualizar um trem da Série 2500 trafegando pelo trecho entre a estação Luz e Barra Funda.

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Estação Palmeiras-Barra Funda recebeu melhorias nas plataformas (Jean Carlos)
Estação Palmeiras-Barra Funda recebeu melhorias nas plataformas (Jean Carlos)

O trecho em questão passou por uma série de reformas contemplando a implantação de nova via permanente e rede aérea. Os novos elementos garantem maior vida útil e segurança para o tráfego de trens de forma constante.

Além disso, foi possível notar um terceiro elemento em ação: o sistema de sinalização. Durante o vídeo já é possível ver que os sinais de campo estão em operação, indicando que os elementos do sistema estão ativos.

Sistema de sinalização entre Luz e Barra Funda (Jean Carlos)
Sistema de sinalização entre Luz e Barra Funda (Pedro Moro)

Outros elementos como máquinas de chave também parecem estar operacionais, um indicativo importante para a operação do novo trecho.

Juntamente com a expansão da Linha 13-Jade até Barra Funda estão previstas melhorias na plataforma 5 da estação Luz. A ampliação dos ambientes permitirá a parada dos oito carros do trem e o embarque seguro dos passageiros.

Ampliação da plataforma 5 da estação Luz (Jean Carlos)
Ampliação da plataforma 5 da estação Luz (Jean Carlos)

A previsão de entrega de todas essas melhorias está estimada para o segundo semestre de 2023 e pode ocorrer já em julho. Vale ressaltar que o projeto de levar a Linha 13 até Barra Funda tinha previsão de 2024 e, fato raro na expansão metroferroviária, ficou pronto antes.

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6 comments
  1. A demanda prevista, relevo e outras categorias geomorfológicas da região, e espaço para instalação são fundamentais para escolha do modal, mas o que dizer do planejamento da Linha 13-Jade de alta capacidade que se projeta transportar 130 mil/dia, mas que hoje só transporta ~12 mil, e não será a troca dos atuais BRT por People Mover ao invés de se expandir a Linha 13-Jade rumo ao Leste em direção a Guarulhos como já foi anunciado neste site, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por VLT, Aero Móvel, Monotrilho ou People Mover ou quaisquer outros que irá aumentar a baixa demanda daquela linha!
    É insensato esta insistência e obsessão não possuindo nenhum fundamento plausível os planejadores trazerem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “Y” na Linha 12-Safira e novamente na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo em ambas as linhas que já são ultra demandadas e ainda possuem cargueiros pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.
    Não se justifica que por conta de quaisquer concessões atabalhoadas que um TIC-Trens Intercidades tenham preferencias com relação aos Trens Metropolitanos que beneficiam muitos mais usuários, tratando-se de um enorme retrocesso na qualidade da mobilidade urbana.
    Os dados do sistema metroferroviário de São Paulo como um todo, no entanto, não estão sendo divulgados pela CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade. As empresas só atualizaram suas páginas até fevereiro 23, dificultando uma análise geral do transporte sobre trilhos.
    De acordo com os dados a Linha 2-Verde com 649 mil pessoas em dias úteis, A Linha 1-Azul com 1,091 milhão e Linha 3-Vermelha com 1,066 milhão. Com isto fica demonstrado matematicamente significando que a Linha 2-Verde com demanda ~60% menor tem plena capacidade de expandir rumo a Guarulhos, principalmente se a 13-Jade já estiver lá e priorizar os planos da Linha 14-Onix perimetral cumprir sua missão de redistribuir todas as Linhas provenientes do Alto Tiete interligando com a Linha Integradora-710.

    1. Também compartilho desta opinião,desafogaria um pouco a saturadíssima Estação da Luz e eliminaria uma baldeação desnecessária.

  2. Com relação a esta Linha 13-Jade juntamente com a Linha 15-Prata já nasceram frutos de planejamentos equivocados com relação a demanda em concepções, que agora os gestores querem tentar corrigir com medidas equivocadas descabidas mesmo que com isso prejudiquem linhas já ultra saturadas provenientes do Alto Tietê, com várias intervenções indevidas.
    Está licitação com a GRU Airport foi um contrato feito de forma apressada da mesma forma como aquele da ViaMobilidade em período eleitoral muito mal elaborado, a contrapartida que a empresa deu ao estado é praticamente nula, aí se ficou “refém” da mesma. Chega a ser absurdo os interesses de uma concessionária estejam acima dos interesses públicos por omissão e falha no contrato de concessão deste aeroporto do qual o locatário está mais preocupado com a exploração comercial e com o lucro que se pode obter com o aluguel para lojas e shoppings no local, do que o conforto dos usuários, não entendo porque o Ministério Público ainda não interviu neste imbróglio.

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