Vídeo: Tatuzão Sul já chegou à estação SESC-Pompeia, da Linha 6-Laranja

No entanto, Acciona parou tuneladora a cerca de um metro de romper a parede da estação, à espera de cerimônia nesta quarta-feira com o governador Tarcísio de Freitas
A roda de corte do Tatuzão Sul já em SESC Pompeia (Reprodução)

O Tatuzão Sul, um dos dois que escavam os túneis da Linha 6-Laranja, já está na estação SESC-Pompeia. A máquina chegou ao local nesta terça-feira, 30 de maio, como este site havia antecipado.

A Acciona, construtora do ramal, no entanto, parou a tuneladora a cerca de um metro de romper a parede a fim de preparar uma “encenação” de chegada oficial com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), marcada para esta quarta-feira às 11h.

Vídeo do canal “Linha 6 Laranja” mostra a roda de corte surgindo em uma pequena “janela” escavada na parede pelas equipes da construtora.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Dias atrás, este site tentou confirmar a informação da chegada do tatuzão, mas a assessoria de imprensa da LinhaUni disse que iria “verificar”. Em vez de resposta, a empresa compartilhou ela mesma a informação nas suas redes sociais.

Avanço do tatuzão foi o maior até aqui

Segundo dados estimados, o trecho entre as estações Água Branca e SESC-Pompeia foi até aqui o que teve o ritmo de escavação mais veloz. O TBM havia partido em 3 de abril e, considerando a “chegada oficial” nesta quarta-feira, passaram-se 58 dias para percorrer cerca de 750 metros.

Ou seja, a média de avanço ficou perto de 13 metros por dia, acima até do ritmo planejado pela Acciona (12 metros). Vale observar que as informações são baseadas em medições aproximadas já que a empresa não compartilha dados oficiais com regularidade.

Avanço do Tatuzão Sul até 31 de maio

O Tatuzão Sul tem um longo caminho pela frente até chegar ao VSE Felício dos Santos, onde será desmontado. Restam quase 7 km de túneis para serem abertos além de sete estações, uma delas atrasada, 14 Bis, por conta de investigações arqueológicas.

Nesta semana um novo sítio arqueológico foi descoberto, desta vez nas proximidades do poço Felício dos Santos, mas o impacto no projeto deve ser pequeno já que se trata de uma área de baixa influência na obra.

A Linha 6-Laranja deve ficar pronta em cerca de 30 meses e iniciar operação entre o final de 2025 e o começo de 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Acelerar isso para chegar na estação Perdizes ate Julho porque depois tem uma distancia grande ate a estação PUC Cardoso de Almeida. tarcisio deveria não atrapalhar

  2. SEJA ATO POLITICO OU NÃO A ACCIONA TRABALHA COM RESPONSABILIDADE, PARADA DE UM DIA NÃO VAI FAZER DIFERENÇA, NOS ULTIMOS 30 ANOS , TODOS OS POLITICOS FIZERAM ISSO E IMPRENSA SE CALOU

  3. Será que seria muito complicado estender a linha 3 vermelha a partir da Barra Funda e fazer uma conexão futura com a linha 6 laranja ali na futura estação SESC – Pompeia ? Seria interessante ter mais conexões entre as linhas. Eu trabalhei 3 anos nos prédios ali da Francisco Matarazzo e dava claramente para ver que sim, seria possível, mesmo que fosse necessário fazer essa extensão por ‘baixo’, a fim de não atrapalhar o traçado das linhas da CPTM.

  4. Não daria pra estender a Linha 03, não, pois além da saturação da linha, o Estacionamento Barra Funda termina bem em frente à Casa das Caldeiras e o monumento histórico industrial de uma das principais indústrias do Grupo Matarazzo é tombado, não pode ser demolido e teria que ser nesse caso até para fazer um declive da linha até a transição da superfície para o subterrâneo. Portanto, esqueça qualquer expansão da Linha 03 a oeste de Barra Funda.

  5. Porque esta fakando? Se fosse o Doria estaria parada tambem esperando pela cerimonia

Comments are closed.

Previous Post
Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)

Trem da série 2500 realiza viagem de teste entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda

Next Post

Aeromovel se oferece como solução para resolver conectividade do Aeroporto do Galeão

Related Posts