Trem do Aeroporto de Guarulhos, People Mover pode ficar pronto até junho?

Um dos três veículos do People Mover de Guarulhos (HTB)

O People Mover do Aeroporto de Guarulhos, um sistema automatizado de transporte sobre trilhos que ligará os três terminais à Linha 13-Jade da CPTM, foi assunto na mídia nos últimos dias.

Desde que um post da Aerom, empresa que desenvolveu o Aeromovel, afirmou que o trabalho de içamento de vigas havia sido concluído na semana passada, vários artigos se sucederam, incluindo alguns que destacaram um possível atraso na inauguração do sistema.

A página da Aerom na internet, contudo, cita o ano de 2024 como de abertura da linha de 2,6 km já que o site da AeroGRU, consórcio responsável pela implantação, está fora do ar.

Os relatos mais recentes apontam para uma inauguração em junho em vez de março, um prazo mais condizente com o atual estágio da obra.

Para isso, contudo, a atual celeridade do consórcio será colocada à prova, isso porque sistemas sobre trilhos exigem testes e homologações para garantir a segurança da operação com passageiros.

Atualmente, a AeroGRU está finalizando a concretagem de vigas no chamado by-pass, onde existirão vias duplas, necessárias para que os dois veículos operacionais possam se cruzar em ambos os sentidos.

Há também vários trabalhos a serem feitos nas quatro estações, na área de manutenção e estacionamento além de outros edifícios auxiliares como a casa de máquinas, por exemplo.

Vias recebendo guarda corpos (Aerom)

Além disso, os três veículos fabricados pela Marcopolo deverão ser montados no local e receberem sistemas diversos sem falar num período em que provavelmente eles circularão vazios e com pesos simulando pessoas.

As estações também terão portas de plataforma e outros equipamentos de segurança, como visto no People Mover do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A AeroGRU também deve finalizar um centro de controle operacional para gerenciar a operação.

Portas de plataforma

Como se vê, é um trabalho enorme e complexo, muito diferente de concretar pistas e montar pontos de parada como em corredores de ônibus como os chamados “BRT”.

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Cinco meses serão suficientes? Talvez sim, mas não será surpresa se o People Mover estrear no segundo semestre. Ainda assim, um feito para um projeto desse tipo.

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