O Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (TIC Eixo Norte) não tem mais prazo para ter seu edital publicado. Segundo respondeu o governo do estado ao site A Cidade On, a licitação só deverá ser lançada após a resolução de entraves no convênio entre a concessionária de carga MRS Logística e o governo federal.
A gestão estadual não esclareceu quais são os pontos pendentes enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não quis comentar. Já a MRS citou o acerto de um convênio com a CPTM e que as tratativas estariam “evoluindo”.
A MRS será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo, o que permitirá que seja possível operar serviços expressos, paradores e a Linha 7, além dos trens de carga, de forma simultânea.
Para isso, a concessionária de carga acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária.
O ex-governador João Doria, que deixou o cargo na semana passada para concorrer à Presidência da República em outubro, chegou a prometer a publicação do edital em março. Recentemente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, previu que a licitação seria lançada neste mês.
O projeto está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento para R$ 10,2 bilhões.
