Trem Intercidades tem aumento de investimento para R$ 10,2 bi e prazo de concessão de 35 anos

Licitação do trem regional entre São Paulo e Campinas, que incluirá o serviço Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi, deverá ser lançada em abril e não mais em março, informou o governo nesta quinta-feira, 17
Trem regional Coradia (Alstom)

O governo do estado reviu a previsão de investimento no projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas. De um valor de R$ 8,6 bilhões, agora a concessão deverá ter um CAPEX (despesas de capital) de R$ 10,2 bilhões, um aumento de quase 19%.

Possivelmente para compensar o incremento, a gestão atual decidiu ampliar o prazo de concessão de 30 para 35 anos, conforme informações apresentadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos durante evento nesta quinta-feira em São Paulo.

Paulo Galli, secretário da pasta, também informou que o edital de licitação deverá ser publicado em abril, como havia sido previsto no ano passado. O governador João Doria, no entanto, havia dito neste ano que a licitação seria lançada ainda em março, último mês de sua gestão já que o tucano está de saída para concorrer à Presidência da República.

Os novos valores de investimentos do Trem Intercidades (Reprodução)

A ampliação dos investimentos no projeto do trem regional atingiu tanto o valor para aquisição de trens, modernização da Linha 7-Rubi, que será repassada pela CPTM, e a quantia necessária para implantar os novos serviços, que incluem o Trem Intercidades propriamente dito e o Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. Veja:

Item Valor anterior Valor atual Variação
Aquisição de trens R$ 1,67 bilhão R$ 1,8 bilhão 7,8%
Modernização da Linha 7-Rubi R$ 2,15 bilhões R$ 2,6 bilhões 20,9%
Infraestrutura para novos serviços R$ 4,75 bilhões R$ 5,8 bilhões 22,1%

Como se nota, o maior aumento se deu nos custos com a infraestrutura entre a capital paulista e Campinas, seguido de perto pela atualização de sistemas e vias da Linha 7.

A STM também parece ter optado por modelar a remuneração dos serviços de forma diferente a que foi adotada em outras concessões. Enquanto o trem expresso ficará a cargo da própria concessionária definir tarifas, desde que não ultrapassem um teto, a Linha 7 e o TIM serão pagos pelo governo pela disponibilidade do serviço e o desempenho operacional.

Características da concessão do TIC Eixo Norte (Reprodução)

Ou seja, sem uma tarifa de remuneração por passageiro transportado, o que evitaria situações complexas como a queda da demanda causada pela pandemia.

Por fim, a apresentação confirmou que a futura concessionária ficará encarregada de construir novas estações da Linha 7-Rubi na Lapa, unificando-a com a homônima da Linha 8, e Água Branca, que também fará a conexão com a Linha 6-Laranja.

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13 comments
  1. Vai ser um grande absurdo se não unirem as Linhas 7 e 10, como está atualmente.

    Porém se realmente isso não for acontecer, que pelo menos seja uma possiblidade a Linha 7 descer até Tamanduateí e a Linha 10 subir até a Lapa.

    Nem que se torne necessário expandir ou construir novas plataformas nas estações dentro do trecho Lapa – Tamanduateí, para caber as duas linhas.

    1. A reativação do acesso da linha 9 no sentido Lapa ajudaria muito a aliviar o congestionamento nas plataformas da estações da marginal.Pinheiros.. No sentido oeste, os trens poderiam seguir ate carapicuiba como estação terminal.
      A linha 9 pode comportar esse aumento de trafego. Oferecer também um trem desocupado para esvaziar a estação também deveria estar no radar desse pessoal.

  2. Si é que vai sair, em Abril o Pinóquio nem é mais governador e dificilmente o PSDB vai continuar no governo desperdiçaram muito dinheiro com a obra do rodoanel Mario Covas que estão paradas até hoje, porque não fizeram antes desde o começo, isso tudo é conversa fiada assim como a Linha 18 que o pessoal do ABC confiou e não cumpriram com a palavra.

    1. Mais uma daquelas obras prometidas para inglês ver. Anúncios como este sempre são coincidentes com eleições. Porque será? Mais um trem dos tontos nos trilhos e dos idiotas esperançosos nas estações. Mesmo que verdade, já nasce ultrapassado em tecnologia e cheio de gargalos a serem remendados, como tudo neste país do “jeitinho”

  3. Eu gostaria muito de ver esses investimentos serem aplicados (e rapidamente!), mas infelizmente o legado dessas décadas tucanas no governo do estado vai ser de obras paralisadas, projetos saindo do papel para a lixeira e um descaso com a população 🙁

  4. se a CCR não está conseguindo operar as linhas 8 e 9 e seus defensores falam que a culpa é da herança da CPTM, imagine se pegarem a linha 7 então? vão puxar trem de carroça kkk.

    se for pagar por disponibilidade , então a CCR vai ter que pagar pro estado, pq não vão conseguir fazer rodar nada.

  5. Entendo que o Ricardo Meier deveria republicar uma planilha atualizada semelhante daquela “Saiba o status das obras de expansão do Metrô e da CPTM” 13/2/20, principalmente em período eleitoral.
    Naquela matéria do Metrô CPTM ficou demonstrada os inumeráveis adiamentos e cancelamentos de linhas, a planilha publicada representou exatamente a má gestão constatada que o TCE alegava, portanto não deveria existir nenhuma surpresa aqui!
    Os problemas frequentes que ocorrem com a privatização precipitada das Linhas 8 e 9 para uma concessionária despreparada não diz nada, não houve aprendizado algum?

    Da forma de como está sendo planejada esta concessão para se ter o Trem Inter Cidades para Campinas é fundamental que seja mantido o Serviço Integrador-710 que é independente, pois podendo paralisar um trecho não prejudica o outro, a reunificação das atuais linhas 7-Rubi, e 10-Turquesa que ultrapassou em 21% a linha 11-Coral é a de maior demanda da CPTM, e ao contrário que acontece com as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade que são concorrentes uma ocorrência em uma prejudica as outras deverá ser prioritária antes de se fazer esta concessão, uma vez que comprovadamente trens Metropolitanos beneficiam um número expressivamente maior que quaisquer Trens Inter Cidades.

  6. O governo está fazendo tudo errado. Criou-se , no Brasil , um ideia de ” tudo que é público não presta ” e não é bem assim . É só olharmos o que está acontecendo nas linhas 8/9 e podemos constatar essa realidade . O que deveria ter sido feito , só invés de se investir em rodovias como foi feito , os investimentos deveriam ter sido feitos em ferrovias que tem , notadamente, uma capacidade gigantesca de mobilidade perante outros modais. Agora os governantes querem a todo custo recuperar o tempo perdido e fazem essas concessões que só pioram a situação .

  7. Oo sistema CPTM e metrô está um caos. O Dória devia parar de ficar brincando de trezentos no Palácio.Está gastando dinheiro com empresas para elaborar projetos que nunca serão levados adiante. Parem de sonhar,vamos acertar o que ainda temos .

  8. Ele deveria voltar é pro Show Business dele, comer caviar e dirigir os seus carrões de luxo porque pra política esse cara não faz nada que presta, ele acha que política é Banco Imobiliário 🎲 pra vender pra tudo quanto é gringo.

  9. Privatizar e pagar para uma empresa cuidar, é literalmente tercerizar uma responsabilidade sua por incompetência! No final o governo paga bem mais do que gastaria se ele mesmo cuidasse e isso é feito com o dinheiro do contribuinte que perde quatro vezes, por pagar mais impostos, pelo governo gasta mais do que deveria, pela qualidade q perde de início e qdo passar a sentir diferença é pq já foi gasto bem mais do que deveria e pela precarização da mao de obra pois essas empresas têm escravos e não funcionários e o gado aplaude isso! Mas é mais fácil achar que a culpa é do funcionário que é público os privados não fazem isso, mas em compensação metem o trem contra o fim da plataforma com a carga viva dentro!

    1. As empresas não tem escravos. Não está satisfeito pede as contas. E, não se esqueça que o gado sempre irá mugir…seja de direita…seja de esquerda…

  10. Tantas.. mas tantas coisas mais importantes pra se resolver no estado de sp e esses” individuos” fazem obras totalmente desnecessarias…. pobre povo paulista… as eleicoes estao chegando.. pensem MUITO BEM em quem elegerão nas proximas previas… que nao seja mais do mesmo….

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