O Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas teve sua Licença Ambiental Prévia (LP) aprovada e liberada pela CETESB.
A informação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira, 30. A liberação da LP é um passo importante que contribuiu decisivamente para a implantação da nova ferrovia.
O processo de liberação ambiental também contempla o projeto da Segregação Noroeste encabeçado pela MRS Logística. A proposta da operadora de carga é separar o fluxo de trens cargueiros, liberando vias para os trens de passageiros.
O projeto foi considerado ambientalmente viável, abrindo margem para o aprofundamento dos projetos, decisivos para a obtenção da Licença Ambiental de Instalação, que marca o início de obras.
O trecho que hoje contempla a Linha 7-Rubi deverá passar por radicais transformações. Em alguns trechos haverá a implantação de pelo menos mais duas vias.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Trem Intercidades e a Segregação Noroeste são projetos que deverão ser implantados simultaneamente. A TIC Trens e a MRS deverão colaborar conjuntamente para que ambos os projetos possam ser concluídos com o menor impacto aos passageiros.
Obra importantíssima! Espero que ela respeite a conservação de áreas de várzeas naturais que existem ao longo do trecho, últimos relictos das várzeas que existiam na RMSP. Lembrando que preservar essas várzeas é um investimento. No futuro, economiza-se com obras de contenção de enchente, de drenagem e aterramento.