Trem regional que liga Miami a Orlando começou a operar na sexta-feira, 22

Viagem de 378 km entre as duas principais cidades da Flórida, nos EUA, deve ser feita em até 3 horas e 30 minutos
O primeiro trem da Brightline chega à Orlando (Divulgação)

Começou a operar na sexta-feira, 22, a linha de trem regional da empresa Brightline que liga Miami a Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O trajeto de 378 km deve ser feito em ceraca de 3h30.

O primeiro trem a inaugurar os serviços da linha saiu pela manhã do centro de Miami e chegou à estação do Terminal C do Aeroporto de Internacional de Orlando carregado de passageiros por volta das 11h05 do horário local.

Este trajeto é muito feito por brasileiros que visitam os Estados Unidos, atraídos pelas compras e praias em Miami e os parques de diversões em Orlando.

A tarifa custa US$ 79 (aproximadamente R$ 395 na cotação atual). Crianças entre 2 e 12 anos pagam a partir US$ 39 (R$ 191). Grupos acima de quatro pessoas possuem desconto de 25%.

A tarifa “Premium,” que oferece experiência de primeira classe, incluindo lounge nas estações, embarque prioritário, bagagem despachada e lanches e bebidas de cortesia durante a viagem, custa a partir de US$ 149 (aproximadamente R$ 745 na cotação atual).

Todos os passageiros, independentemente da classe escolhida, possuem acesso Wi-Fi nos trens e nas estações, assim como tomadas para carregar aparelhos e oferta de comidas e bebidas.

As características do serviço foram divulgadas em português (Divulgação)

Os trens utilizados pela Brightline são os Venture da Siemens que são movimentados por locomotivas Charger a diesel já que não infraestrutura de alimentação elétrica nas vias. Eles atingem até 200 km/h e farão 16 viagens diárias por sentido.

A previsão original da empresa fundada em 2018 era inaugurar os serviços em 4 de julho, feriado da Independência dos EUA, mas o projeto atrasou.

Brightline West será o primeiro trem de alta velocidade dos EUA

O trem de alta velocidade do serviço Brightline West será implantado dentro de uma rodovia dos EUA (BL)

“Ao longo do último século, a América aperfeiçoou o automóvel e foi pioneira na exploração espacial, mas quase não avançamos em termos de transporte ferroviário de passageiros. Hoje é um evento histórico para a Brightline e para o estado da Flórida, que representa uma década de trabalho duro e determinação. Este momento também marca o início de uma nova indústria e traça um plano para a expansão do transporte ferroviário de alta velocidade na América,“  disse Wes Edens, proprietário da Brightline.

A empresa agora trabalha para implantar o primeiro trem de alta velocidade dos EUA, o Brightline West, que ligará Los Angeles a Las Vegas, na costa oeste. Segundo a empresa, o projeto já está pronto e deve começar a ser construído neste ano.

O sistema contará com alimentação elétrica e trens que atingirão até 320 km/h, cobrindo a distância de 350 km/h em cerca de 2 horas e 10 minutos. Para baratear o custo e acelerar sua construção, a linha será implantada ao longo da rodovia I-15.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Observem bem : a iniciativa é privada que deve ter feito as suas contas e concluído que vai dar Lucro
    Não tem subsídio do governo
    O preço da tarifa é alto para nós que somos brasileiros pobres
    É antes que um inteligentinho venha aqui comparar com a nossa situação ferroviária, pare e pense :
    Lá não tem subsídio nem esse papo de função social.
    Se for viável financeiramente o negócio rola , se não for quebra ou nem começa
    Simples assim

    1. Não é tão simples assim, tampouco ultraliberal a torto. Na Europa tem função social e olha só a rede deles. Aliás, umas das melhores que vi foi na Espanha e era quase totalmente estatal. Digo quase, pq há participação privada em alguns trechos como opcional ao serviço público da RENFE. Não é oito ou oitenta, meu caro.

  2. Trem de alta velocidade a diesel, o mundo todo investindo em transportes limpos e vem um estadunidense pensar em transporte com combustível fóssil e a alta velocidade ainda, não dá pra entender, na vdd dá sim mas n vou elaborar

  3. Achei curioso o trem ser movido a diesel!
    Faria mais sentido no Brasil ou alguma outra terra sem lei e sem policiamento ostensivo onde bandidos roubam cabos elétricos das ferrovias.
    Estou com inveja!
    Até nos EUA o transporte ferroviário está se desenvolvendo mais que no Brasil!

  4. Pena que não é mais rápido como na China ou Espanha. Este trajeto poderia ser feito em uma hora e meia ou em duas horas e assim poderia ser feito um pacote de passagem aérea e trem com voos que vêm a Miami e Orlando, já que lá está a Disney world.

Comments are closed.

Previous Post

Linha 3-Vermelha voltará a operar em via única neste domingo, 24

Next Post
Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)

Confira imagens de como será a Estação Ambuitá, a primeira construída pela ViaMobilidade

Related Posts