Trivia Trens, concessionária das linhas 11, 12 e 13, assina contrato com governo do estado

Nova operadora dos três ramais de trens hoje nas mãos da CPTM deverá assumir o serviço a partir de julho de 2026

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A Trivia Trens e a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) assinaram o contrato de concessão do Lote Alto Tietê (linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) nesta quarta-feira, 21 de maio.

A futura concessionária foi criada pelo Grupo Comporte, que venceu em 28 de março o leilão de concessão dos três ramais de trens metropolitanos hoje operados pela CPTM.

Com a assinatura, a Trivia terá agora 60 dias para cumprir uma série de requisitos a fim de obter a eficácia do contrato. Entre eles estão indicar responsáveis pela gestão  do contrato e do material rodante (trens), contratar uma auditoria independente, certificadora de implantação e apoio técnico e instalar uma comitê de convivência junto à Artesp.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Trivia Trens é a nova concessionária das linhas 11, 12 e 13 (Montagem/Jean Carlos)

Passados os 60 dias, será dado início à fase pré-operacional, em que a CPTM seguirá à frente da operação e manutenção das três linhas. Essa fase tem duração de 12 meses, mas pode ser estendida por mais seis meses ou mesmo encurtada, caso a concessionária comprove ter atingido os patamares necessários para assumir a operação.

No cenário desenhado, a Trivia Trens deverá iniciar a fase operacional em julho de 2026. O contrato de concessão, de 25 anos, passa a ser contado a partir de julho deste ano, portanto, terminando em julho de 2050.

Linha 11-Coral da CPTM que foi concedida (Jean Carlos)

Modernização e expansão dos três ramais

A Trivia Trens e o governo do estado deverão investir cerca de R$ 14,3 bilhões na modernização e expansão dos três ramais, a maior parte nos primeiros anos de concessão.

Entre os projetos previstos na Linha 11-Coral estão a construção de novas estações como Bom Retiro, a modernização de outras e a eliminação de passagem de nível para tornar a operação mais rápida e constante.

Área da concessão (SPI)

A Linha 12-Safira também terá ações similares enquanto a Linha 13-Jade ganhará uma extensão até Bonsucesso de um lado e até Gabriela Mistral/Tiquatira do outro. Há ainda investimentos contingentes como levar a mesma Linha 13 até a Mooca.

Cerca de 70% dos aportes serão feitos pelo poder público e a Trivia Trens não terá que comprar nenhum trem novo, operando com as frotas atuais repassadas pela CPTM.