Destaques Linha 7

Último trem da série 9500 da CPTM é finalizado pela Hyundai Rotem

Composição deveria ter sido entregue no começo de 2018
Último trem da série 9500 finalizado | Foto: Prefeito Edinho Silva

Localizada em Araraquara, no interior de São Paulo, a fábrica da Hyundai Rotem finalizou o último trem da série 9500, encomendada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A informação foi postada no Twitter do prefeito da cidade, Edinho Silva, que visitou as instalações da empresa, considerada a segunda maior do mundo da fabricante de material rodante.

O grupo sul-coreano é um dos maiores fabricantes de composições de passageiros do mundo, e completou 40 anos em 2017. Um ano antes, em 2016, a empresa investiu R$ 100 milhões na inauguração da primeira fábrica em Araraquara com o objetivo de se transformar em um hub na América Latina, mirando atender a demanda do todo o continente. A chegada da Hyundai Rotem na região acabou por estimular a cadeia produtiva do entorno da fábrica, incluindo produtores de ar condicionado e motores elétricos.

A compra de 30 unidades foi feita em 2013, junto com outros 35 trens produzidos pela CAF, da série 8500. O valor total das duas série ficou em torno de R$ 2 bilhões.

A entrega, no entanto, está atrasada após a falência da IESA, que formava o consórcio com a sul-coreana Hyundai-Rotem. As primeiras unidades então foram montados na Ásia, e chegaram ao Brasil em janeiro de 2016, para finalização dos trabalhos na fábrica no interior do estado.

O Ministério Público de São Paulo chegou a investigar irregularidades nessa licitação em 2016, como o edital sem tradução para o inglês e a falta de assinaturas de técnicos em documentos. Na época, a CPTM esperava que a última composição seria entregue até o começo de 2018.

O primeiro trem da série iniciou os serviços em junho de 2017 na Linha 7-Rubi. As composições prestam serviços na ferrovia que liga a estação da Luz até Francisco Morato, e a extensão operacional até Jundiaí.

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM deve ser entregue em breve
Primeiro trem da Série 9500 da CPTM finalizado no Brasil em 2016 (Rotem)

Posts mais compartilhados

Airway