Vagão de trem da Linha 8-Diamante descarrila na estação Domingos de Moraes

Composição operada pela ViaMobilidade seguia no sentido Itapevi nesta manhã de quarta-feira, 7. Site da empresa não explicava impacto do incidente
Vagão do trem da ViaMobilidade descarrilado (Reprodução/belarosemberg)

Um dos vagões de um trem da ViaMobilidade descarrilou na manhã desta quarta-feira (7) na Linha 8-Diamante. A composição estava na estação Domingos de Moraes no sentido Itapevi, segundo passageiros que compartilharam imagens e vídeos em redes sociais.

O vagão em questão, de registro R086, pertence a um trem da Série 7000 e seria o mesmo que se chocou com barreira em março. O carro aparece deslocado dos eixos dos trilhos enquanto o restante da composição aparenta estar na posição correta.

Veja também: Trem de carga descarrilou na Linha 12-Safira no sábado, afetando operação por dias

Em declaração de ocorrência, a ViaMobilidade informou o seguinte:

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informa que devido ao descarrilamento de um dos carros de um trem na estação Domingos de Moraes da Linha 8-Diamante, a plataforma sentido Itapevi está inoperante. Não houve feridos.

A alternativa para o passageiro que vem sentido Itapevi é ir até a estação Lapa para embarcar. No sentido contrário, deve ir até a estação Imperatriz Leopoldina, descer e embarcar no trem sentido Júlio Prestes. Técnicos estão atuando para normalizar o serviço. A causa está em apuração.

Rodeiros do trem fora dos trilhos (Reprodução)

A empresa está sob pressão do Ministério Público, que pretende convencer o governo do estado a rescindir o contrato de concessão após uma série de falhas e problemas tanto na Linha 8 quanto na Linha 9, também parte do contrato de 30 anos assinado no ano passado.

A concessionária assumiu os dois ramais da CPTM em 27 de janeiro e terá de investir bilhões na modernização e recapacitação de ambos.

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14 comments
  1. Nem me surpreende mais, se fosse um trem da CPTM descarrilhando já teria um cidadão aqui dando piti.

    E a expectativa de rescisão com essa empresa sangue-suga é 0%, pode ocorrer até um acidente mais grave e nada acontecerá, haja rabo preso…, como muito bem abordado em outra matéria do site houve uma limpa com servidores da CPTM, desta forma fica possível a estatal assumir as linhas novamente.

        1. na ZL várias estações foram desativadas devido ao expresso leste, não devido a quebra-quebra.

          na linha 7 sim, quebraram tudo, o povo ficou meses sem o serviço e se lascando nos onibus, mas depois voltaram com um serviço um pouco melhor. pode ver que quando a linha 7 começou a dar muito problema, alguns anos atrás, pegaram os trens 8500 e jogaram lá, sendo que os os 8500 inicialmente eram exclusivos da linha 11, enquanto os trens 9500 ainda estavam sendo fabricados.

    1. Tá viajando na maionese ,em 2023 ela vai é comer todas linhas da CPTM ,já imaginando a pintura da CCR nas L7-RUBI/L10-TURQUESA/L11-CORAL/L12-SAFIRA/L13-JADE

    1. Cheguei, fica tranquilo que hoje não vou defender, é HERANÇA da cptm que teve 30 anos para trocar os dormentes de madeira para concreto ,já está presente no contrato toda essa manutenção necessária que a VIA MOBILIDADE tem que fazer ,espero que em 2023 ela faça todo esse investimento na troca dos dormentes das linhas 8 e 9 para receber os 36 novos trens e rodar tranquilamente

      Não adianta ficar tretando em algo que vem da época da FEPASA E CBTU

  2. Pessoal para de passar o pano para CPTM pelo amor de Deus por que a subestação elétrica de Morumbi ta tão cheio de gambiarra elétrica com equipamentos elétricos da dec da fepasa que não aguenta mais trens que ela suporta . Trens com mais 2 milhões de km sem RG que tinha que ser feita pela cptm . Acessibilidade 0 em imperatriz Leopoldina para frente

  3. As atuais Linhas 8 e 9 não possuem trens cargueiros em suas linhas, diferente ao que acontece com as da CPTM, esta facilidade não está sendo bem aproveitada, pois apesar disto, conforme descrito nesta reportagem a CCR, empresa que administra inúmeras concessões no Brasil com Itausa, Votorantim com participações da Andrade Gutierrez, Camargo Côrrea, CR Almeida, possuindo ações na Bolsa, renumera muito bem seus diretores, a maioria oriundos da CPTM e Metrô, o mesmo não se pode dizer relação aos seus novos técnicos e operadores que embora receberam treinamentos com operação assistida não foram suficientes e adequados, tiveram como objetivo maior o lucro a seus acionistas, e não o bem-estar, qualidade e mobilidade dos usuários de serviços, gastando milhões em publicidade ilusória em matérias pagas em jornais, revistas especializadas em rádio, e TV, e investindo pouco na sua expansão e melhorias.
    Com relação segundo os diretores da ViaMobilidade aos “péssimos trens vindos da Zona Leste em péssimo estado de conservação” da série 7000 são os mais novos com 3,3m de largura com estribo minimizado, eles trafegaram em TODAS as linhas da CPTM sem exceção, sendo que esta composição descarrilhada Q088 formada por oito vagões, com as seguintes designações: 7087-R087-R088-7088-7086-R086-R085-7085, sendo o carro R086 afetado pelo descarrilamento em frente à plataforma da estação Domingos de Moraes, no sentido Itapevi, foi a mesma que se chocou em Júlio Prestes em março, e emprestada sem ônus e nenhum problema para concessionária não está se pagando pelo empréstimo.

  4. Uso essa linha ha quase 20 anos, moro em Itapevi e cruzo ela praticamente inteira, ate a barra funda. Longe de defender a CPTM, mas desde o primeiro dia que a via 4/mobilidade assumiu -houve falha no 1 dia. serio- não passa uma semana sequer, sem exagero, sem algum tipo de falha na via. so não digo todo dia porque NAO SEI, porque pego de manha e depois so a noite. Mas pelo menos uma vez na semana, da alguma merd4.

    Na época da CPTM tinham falhas? sim. mas não assim. não nesse nível e não com essa frequência.
    Ficou claro em denuncias passadas que a gestão implementada é falha e omissa. Não tem treinamento, não tem manutenção necessária. Não que seja perfeita mas obviamente a via 4/mobilidade não tem um pingo do cuidado que tem com a linha amarela com linhas que atendem a periferia, a zona oeste e a zona sul.

    Privatiza mais que melhora, ne?

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