Uma visão inédita das obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos. A pedidos, este site sugeriu ao canal iTechdrones, nosso parceiro, que registrasse o avanço do sistema automatizado que ligará o terminal mais movimentado do país com a Linha 13-Jade, da CPTM.
Trabalho de responsabilidade do consórcio AeroGRU, o People Mover paulista deve ficar pronto no primeiro semestre de 2024 e usará como tecnologia o Aeromovel, um sistema desenvolvido no Brasil e que hoje opera no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
O iTechdrones esteve nas proximidades do aeroporto na semana passada e conseguiu mostrar as obras de um novo ângulo, a despeito da distância em algumas áreas. A razão é que drones não podem sobrevoar o espaço aéreo próximo às pistas e terminais, impedindo uma aproximação maior.

Apesar disso, o canal conseguiu mostrar o primeiro trecho de pilares que saem da estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, fazem uma curva à direita e depois à esquerda, para chegar ao Terminal 1. Há também uma segunda área de fundações próximas aos terminais de carga, quase na entrada do Terminal 2. Por fim, foi possível avistar o canteiro principal do consórcio, onde serão fabricadas as vigas do Aeromovel.
É fato que ainda há muito a ser feito para que o sistema de 2,6 km seja concluído. Certas etapas são bastantes complexas como as estações dos terminais 2 e 3, a área de by-pass (onde os trens se cruzarão nos dois sentidos) além da implantação de sistemas e a própria fabricação das três composições, que contarão com a participação da Marcopolo.
Apesar disso, o ritmo parece bom, o que motiva a crer que em breve os passageiros e funcionários do Aeroporto de Guarulhos poderão chegar ao sistema metroferroviário de forma mais rápida e confortável.
