O Tatuzão Norte chegou recentemente na estação Freguesia do Ó da Linha 6-Laranja, a primeira do trecho norte após o VSE Tietê. Com uma profundidade de aproximadamente 38 metros, a estação está sendo construída em terreno rochoso.
O site teve a oportunidade de conferir o local da estação, além da chegada do TBM, máquina responsável pela escavação dos túneis.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O acesso ao poço da estação ocorre apenas através de escadas fixas que foram instaladas em caráter provisório. Todo o acesso é monitorado por equipes da segurança do trabalho da Acciona, responsável pela construção.
Ao longo da descida ao poço é possível observar diversos maquinários e andaimes onde operários realizam diversos trabalhos, sendo um deles a implantação da manta de impermeabilização em cor amarela.
No fundo do poço é possível observar com maior clareza o corpo da estação, que foi escavado utilizando a técnica NATM (também conhecido como “túnel mineiro”. Na parte sul havia uma marcação por onde o tatuzão iria sair após a conclusão da escavação.
Apesar da presença de muita poeira, o local estava bem ventilado e iluminado. Barreiras delimitaram as áreas seguras onde era possível caminhar livremente.
Um dos aspectos mais surpreendentes da estação é o seu formato. Na parte superior do poço de acesso a abertura é mais estreita e conforme se avança o poço amplia seu diâmetro de forma que se forme uma grande câmara no interior da estação.
Após a passagem do tatuzão a expectativa é de que as obras continuem avançando com a construção dos diversos níveis onde estarão abrigados salas operacionais, mezanino e plataformas.
