Veja como estão as obras de sinalização na Linha 10-Turquesa

Trabalhos estão focados na troca de máquinas de chave e na implantação da rede de dutos. Obras devem estar prontas no segundo semestre de 2024
Trabalhadores atuando na região da estação Luz (Jean Carlos)

A CPTM está instalando um novo sistema de sinalização na Linha 10-Turquesa, o CBTC. Para viabilizar sua operação é necessário preparar toda uma estrutura que vai desde de máquinas de chave mais modernas até a implantação de cabos para permitir a comunicação e alimentação dos equipamentos.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, divulgou em suas redes sociais o andamento das obras de melhorias na sinalização. Tais incrementos são importantes para a diminuição do intervalo e aumento da oferta de trens.

Segundo a postagem, “as equipes estão trabalhando na substituição das máquinas de chave na região da Luz e na abertura de vala para implantação da futura rede de dutos na região do Ipiranga e nas proximidades de Mauá.”

A previsão da CPTM é de concluir as obras no 2º semestre de 2024. O investimento para a implantação do CBTC nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral é da ordem de € 169 milhões, cerca de R$ 855 milhões numa conversão atual.

O CBTC é um sistema de controle de trens baseado em sinais de rádio. Ele permite intervalos menores e mais regulares além de possibilitar futuros aprimoramentos como os que são vistos na Linha 4-Amarela, entre eles uso de portas de plataforma, painel de lotação de trens e tempo de espera pela próxima composição.

Total
27
Shares
Previous Post

Confira como está a estação Capuava da Linha 10-Turquesa após sua reabertura

Next Post

Linha 3-Vermelha do Metrô volta a transportar mais de 1 milhão de pessoas por dia

Related Posts