Destaques Linha 4

Aguardada para esta semana, Oscar Freire pode atrasar

Estação da Linha 4-Amarela está na reta final porém depende do funcionamento pleno dos sistemas para ser inaugurada
Plataforma de Oscar Freire: correria para dar tempo de Alckmin abri-la

O primeiro totem da estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela foi instalado nesta sexta-feira, um sinal de que a parada está perto de ser concluída. Apesar do sinal otimista, a situação da estação é a mais complicada entre a lista de inaugurações que o governador Geraldo Alckmin pretende cumprir até o dia 6 de abril. A razão é que a parada, a 9ª da Linha Amarela, depende da conclusão de sistemas variados para funcionar.

Ao contrário de estações como Moema (Linha 5) ou mesmo da nova linha 13 da CPTM, que abrirá neste sábado, a Linha 4 não pode fazer uma operação assistida mais restrita. Como a estação Oscar Freire fica no meio do trecho inaugurado ela já precisa funcionar normalmente durante o período das 10h às 15h, inclusive com cobrança de tarifa. Segundo o blog ouviu de alguns funcionários, há o temor de que não seja possível entregá-la até quarta-feira (4), data cotada para sua abertura. Rumores ainda apontam que a data pode mudar para sexta-feira, último dia em que o governador Geraldo Alckmin poderá participar desses eventos antes de se afastar do governo.

Além desse empecilho, a estação ainda precisa receber vários itens como o totem citado. Brises, portões, vidros e outros detalhes estão sendo instalados durante este feriado de forma ininterrupta.

Totem da estação foi instalado durante o feriado

O blog teve acesso a algumas imagens de dez dias atrás fornecidas por um funcionário de uma prestadora de serviço da obra e que mostram a plataforma de Oscar Freire já com as placas de identificação. É possível notar que o sistema de monitores ainda não havia sido instalado (segundo ele isso já foi resolvido), porém, o aspecto geral é de que a estação está bem perto da conclusão no nível das plataformas.

Uma novidade de Oscar Freire serão os bloqueios instalados nas pontas do mezanino ao contrário de outras estações onde eles ficam em pisos intermediários ou, então, na lateral do mezanino, como em Higienópolis-Mackenzie.

Veja também: Estação Oscar Freire abrirá com apenas um acesso

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • RMeier, sabe se Suzano será finalmente entregue? Voltaram a mexer na estação, estão com canteiro de obras ao lado da via, será que agora vai?

Airway