Veja como poderá ser o traçado do Arco Norte, que ligará Tatuapé a Alphaville

Nova rota de transporte, que poderá adotar modo ferroviário, está sendo planejada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos

VLT da Siemens
VLT da Siemens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos está trabalhando em novos eixos de transporte para a rede de mobilidade. Um destes projetos é o Arco Norte.

O projeto faz parte dos novos eixos de média capacidade. Em um vídeo divulgado pela pasta, o traçado deste empreendimento é revelado.

A nova linha deverá partir da Estação Tatuapé e seguir ao norte, cruzando o Rio Tietê, integrando-se com a Estação Vila Maria (Linha 19-Celeste) e em Santana (Linha 1-Azul).

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Traçado do Arco Norte (STM)
Traçado do Arco Norte, mostrado pela STM

Seguindo para oeste, o ramal faria duas integrações importantes nas estações Freguesia do Ó (Linha 6) e Piqueri (Linha 7). O Arco Norte seguiria no sentido de Osasco e Carapicuíba, onde teria sua parada final na Estação Rio Negro (Linha 24).

Segundo o PITU 2040, o prazo para implantação desta linha ocorreria na década de 2030. O carregamento máximo da linha (não confundir com demanda) seria de 14,3 mil passageiros por hora.

Carregamento do Arco Norte (STM)
Carregamento do Arco Norte (STM)

Possibilidade de VLT

Documentos divulgados pela SPI, por ocasião da concessão das linhas da CPTM, apontaram que esta linha, de 30,6 quilômetros de extensão, poderia ser implantada por meio ferroviário.

Tendo em vista que se trata de um EMC (Eixo de Média Capacidade), pode-se cogitar como modo e transporte um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O PITU 2040, entretanto, não define um modal em seus últimos relatórios (produtos 41 e 42). Existe a possibilidade de adoção do modo rodoviário, como o BRT.

Novas linhas do transporte sobre trilhos (SPI)
Novas linhas do transporte sobre trilhos (SPI)

Fato é que uma ligação perimetral ao norte tem sido alvo de estudos tanto por parte da STM como pelo Metrô, que planeja a futura Linha 23-Limão. As informações mais recentes indicaram que este ramal faria a ligação entre Tiquatira e Lapa.

Cabe ressaltar que a malha sobre trilhos passa por constantes revisões. Possibilitar a integração com outras linhas da rede é um passo fundamental para modelar sistemas de mobilidade urbana.

Posts Similares

4 Comentários

  1. A tendência natural é usar a estação Vila Maria, na Zona Norte, como um hub de passageiros, já que existe um fluxo de ônibus que vão para vários cantos da cidade passando pela avenida Guilherme Cotching, dada sua demanda e localização.

    Espera-se que a linha 4 (após a Luz) e a linha 5 (após o Ipiranga e se conectando no Belém, que é hoje uma das estações mais usadas e mais próximas por quem sai da Vila Maria) possam se expandir e se encontrarem em Vila Maria, onde, além da linha 23, teríamos as linhas 4, 5 e 19.

    1. Seria excelente esse mapa, porém se coisas óbvias como a Linha 2 indo até Imperatriz Leopoldina ou a Linha 15 até São Carlos eles não fazem (ou no mínimo anunciam), imagina algo que requer pensar e planejar.

  2. Aquilo ali no canto direito em Guarulhos é o encontro das Linhas 1 – Azul e 2 – Verde?

    Supondo que ambas fossem estendidas após Tucuruvi e Dutra, elas iriam de fato se encontrar no meio da cidade de Guarulhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *