O projeto do TIC Eixo Oeste, ligando São Paulo a Sorocaba, foi lançado nesta semana. A etapa inicial de consulta pública permite a avaliação das primeiras informações sobre o projeto de trens regionais para a região oeste da capital.
O Trem Intercidades para Sorocaba terá trechos novos e também compartilhados. O site fez uma análise minuciosa do traçado e expôs as principais otimizações propostas.

Sorocaba
Na região de Sorocaba, considerada o “Km 0” do projeto, estão previstas duas estações: Sorocaba e Brigadeiro Tobias. O traçado nesta região segue em boa parte o leito original da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). A partir da estação Brigadeiro Tobias, o traçado diverge para uma nova rota.

Alumínio e Mairinque
Na região de Alumínio e Mairinque estão previstas duas estações de mesmo nome atendendo as duas cidades. Ambas são consideradas investimentos contingentes do contrato. O traçado ferroviário nessa região é praticamente todo novo. Destaca-se como efeito das mudanças a possibilidade de evitar o trânsito ativo de trens de carga na região de Alumínio, sobretudo pela presença da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio).
Em Mairinque, a região evitada é o pátio na região central da cidade, onde se encontra a estação ferroviária histórica. Optou-se pela mudança do traçado por possíveis implicações de uso do pátio e otimização de traçado.

São Roque e Itapevi
O trecho entre São Roque e Itapevi tem duas estações: Amador Bueno e São Roque. O trajeto segue basicamente a mesma diretriz do traçado original, com principal foco nas retificações de via. Elas propõem eliminar curvas mais sinuosas e assim aumentar a velocidade operacional que será de 140 km/h.

Castelo Branco
A partir da Estação Amador Bueno, o traçado toma uma nova diretriz, seguindo paralelo à rodovia Castelo Branco. Neste trecho, ele percorre um traçado bastante favorável até chegar próximo da estação Barueri. Neste ponto, ele retorna ao traçado original da Linha 8-Diamante.

Compartilhamento com a Linha 8
O traçado compartilhado com a Linha 8-Diamante engloba o trecho entre Antônio João e Água Branca, que será a estação terminal. A Estação Carapicuíba será construída como parte do serviço parador. O traçado deverá aproveitar a faixa de domínio e prevê o deslocamento das vias das linhas 8 e 9 para o sul, enquanto as vias do serviço expresso estarão ao norte.

Obras de arte
Para superar todos os obstáculos, o projeto do TIC Eixo Oeste prevê uma série de obras de arte. Serão construídos sete túneis, três pontes e 33 viadutos para superar os obstáculos geográficos existentes.
O projeto envolve investimentos da ordem de R$ 11 bilhões. Cerca de 80% dele será aportado pelo governo e 20% pago por meio de contraprestação pecuniária ao longo de 30 anos de contrato.